A partir deste ano letivo, que começa na próxima segunda-feira nas escolas da rede estadual, monitorar o desempenho dos alunos e dos filhos ficará mais fácil. A Secretaria de Estado da Educação lançou ontem duas plataformas virtuais que servirão como diário de classe eletrônico e banco de dados sobre o histórico de cada aluno. As ferramentas são gratuitas e estão disponíveis a todas as 1.100 unidades de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Ensino médio e profissional será um dos focos na rede estadual

Índices de conclusão do ensino médio na idade adequada pioram em SC

Governo lança nova proposta curricular para escolas catarinenses

Continua depois da publicidade

O portal Professor Online é um ambiente que reúne dados pedagógicos a serem aplicados em sala de aula, conteúdos das atividades, registro de presença, avaliações aplicadas e o lançamento de notas, que antes era feito no diário de classe convencional. A ferramenta permite aos professores monitorar o desempenho do aluno não apenas na disciplina que lecionam, o que facilita o desenvolvimento de estratégias disciplinares para recuperação de estudantes com dificuldade de aprendizagem.

– É como um conselho de classe virtual. Ele tem o olhar global, pode saber se o aluno de Língua Portuguesa está indo bem ou mal em História, em Matemática, para checar se o problema está mais localizado no caso dele ou se é geral. E facilita porque o cálculo das médias de avaliação é automático – explica o secretário da Educação, Eduardo Deschamps.

O relatório também será útil para servidores que atuam no Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (Pnoa), que trabalha na recuperação de alunos repetentes, e o programa Apoia, do Estado em parceria com o Ministério Público e Tribunal de Justiça, focado em combater a evasão escolar, porque ajudará a monitorar alunos com excesso de faltas. O Estado ainda não mensurou, mas espera gerar economia com papel e horas de trabalho de servidores com os processos antes feitos manualmente.

Continua depois da publicidade

Sistemas foram testados por professores em 2014

Para pais e alunos, a plataforma Estudante Online usa a mesma base de dados do Professor Online e disponibiliza o acesso às notas, o registro de presença e faltas e observações dos professores sobre a performance dos estudantes. Por enquanto, devido à limitação de capacidade dos servidores, os materiais didáticos não estarão disponíveis no sistema.

As duas ferramentas passaram por testes no final do ano passado nos colégios Getúlio Vargas e Instituto Estadual de Educação, na Capital, e Juscelino Kubitschek, em São José. Nesta semana, professores recebem treinamento para dominar o sistema, que será aprimorado ao longo do tempo.

Para o futuro, o Estado estuda também a possibilidade de registrar automaticamente a presença dos alunos por meio de um cartão magnético. A Google está firmando parceria com o governo do Estado para implantar sistemas de gestão, ferramentas pedagógicas e tecnologias voltadas à informática, que devem começar a ser implantadas a partir deste ano.

Continua depois da publicidade

Como funcionam os sistemas

As duas plataformas terão dados da escola e dados das turmas com foto. Todas as escolas podem participar, mas dependem do interesse da direção. Os alunos receberão instruções para usar as ferramentas nos primeiros dias de aula.

PROFESSOR ONLINE

– Acesso exclusivo dos servidores, com o mesmo login usado para acessar folhas de pagamento dos servidores. Acesse aqui.

– Cada professor abastecerá as informações referentes à sua disciplina, mas também poderá acessar o desempenho do aluno nas demais matérias cursadas

Continua depois da publicidade

– Diário digital (frequência)

– Diário de classe (registro de conteúdos aplicados em sala de aula)

– Avaliações

ESTUDANTE ONLINE

– Acesso a alunos e pais por meio do número de matrícula e data de nascimento dos estudantes no endereço estudanteonline.sed.sc.gov.br

– Informações pedagógicas

– Boletim eletrônico (ainda não estará disponível para as séries iniciais, porque precisa de adaptação)

– Registro de frequência

– Agenda de atividades

– Dicionário e jogos pedagógicos. No futuro, deve reunir o banco de dados das bibliotecas das escolas para facilitar a consulta ao acervo

Continua depois da publicidade

– Impressão de documentos como histórico escolar, declaração da matrícula e atestado de frequência, a serem validados com carimbo e assinatura do responsável na secretaria da escola

Calendário de volta às aulas 2015

REDE ESTADUAL

As aulas do ensino fundamental e médio recomeçam segunda-feira. Ao menos 10 escolas terão calendário diferenciado devido a obras e reformas:

– Iniciam no dia 23: escolas São José (Navegantes), Maria Rita Flor (Bombinhas) e La Klanõ (Ibirama);

Continua depois da publicidade

– 3 de março: unidades Pres. Roosevelt, Dayse Werner Salles (Florianópolis) e Prof. Claudete M.H. Domingos (Palhoça)

– Data indefinida: unidades Catulo da Paixão Cearese (Araranguá), Almirante Tamandaré (Jaraguá do Sul) e João Tolentino Jr. (Presidente Nereu)

REDE PRIVADA

A maioria retorna na segunda-feira

MUNICIPAIS

– Nesta sexta: Lages

– Segunda: Chapecó, Rio do Sul, Blumenau, Balneário Camboriú e Criciúma

– Quarta: Florianópolis

– Já começaram – Joinville e Joaçaba