O anúncio de uma escola estadual no Bairro Vargem Grande, em Florianópolis, de que voltaria às aulas na próxima quinta-feira deixou pais e alunos em dúvida quanto ao calendário escolar divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, que marcava o retorno para o dia 17. Apesar do engano, foi reafirmado que as escolas na Grande Florianópolis iniciam as atividades na próxima semana.

Continua depois da publicidade

A Secretaria explicou que o dia de retorno foi definido por cada uma das 36 gerências regionais de educação e que as escolas precisam seguir a região à qual pertencem. O caso da escola jovem Jacó Anderle, que divulgou o retorno para o dia 13, foi isolado e que a unidade voltará no dia 17, conforme o definido pela gerência da Grande Florianópolis.

Outras sete regionais, o que soma 279 mil alunos, também optaram por retornar na próxima segunda-feira. Na quinta-feira, dia 13, retornam às aulas 185 mil estudantes, de 17 regionais e outras 11 gerências já iniciaram as atividades no último dia 10 para 121 mil alunos.

Leia mais:

Continua depois da publicidade

::: Professores ajudam a preparar unidades para receber alunos

::: Escolas estão em reforma há poucos dias no início das aulas

::: Professores aprovados em concurso público tomam posse

Marcado inicialmente para o dia 13, em toda a rede estadual, o retorno às aulas foi alterado depois do anúncio da forte onda de calor que viria por esses dias. Como a sensação de calor poderia chegar aos 50ºC, cada regional analisasse pode analisar a situação das cidades, para evitar mal estar entre alunos, professores e funcionários, já que nem todas as unidades possuem ar-condicionado ou ventiladores.

Além disso, ficou acertado também que cada escola irá decidir em como irá repor os dias adiados para o cumprimento dos 200 dias letivos determinado pela Lei de Diretrizes e Bases. Em regra geral, as aulas do primeiro semestre irão até o dia 18 de julho. O recesso da metade do ano vai do dia 21 de julho a 3 de agosto. E o término do segundo semestre ficou marcado para 19 dezembro.

As aulas não serão suspensas por causa da Copa do Mundo. Mas cada escola pode decidir o horário que vai liberar os estudantes em função do horário dos jogos do Brasil.

Continua depois da publicidade

Como ficou o cronograma de cada gerência regional de educação

10/02

13/02

17/02

São Lourenço do Oeste

Timbó

Blumenau

Concórdia

Campos Novos

Grande Florianópolis

Joaçaba

Braço do Norte

Joinville

Jaraguá do Sul

Araranguá

Tubarão

São Miguel do Oeste

São Joaquim

Criciúma

Taió

Palmitos

Itajaí

Ituporanga

Maravilha

Brusque

Rio do Sul

Dionísio Cerqueira

Itapiranga

Quilombo

São Bento do Sul

Canoinhas

Laguna

Xanxerê

Videira

Caçador

Curitibanos

Chapecó

Lages

Ibirama

Seara