A Secretaria de Estado da Educação promoveu nesta quarta-feira a solenidade de posse dos novos professores efetivos aprovados no Concurso Público do Magistério, realizado no final de 2012. Inicialmente foram empossados cerca de 3,3 mil docentes. Com esta contratação, desde o ano passado, a Educação já efetivou cerca de 5 mil profissionais.

Continua depois da publicidade

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas, Lúcia Gorges, inicialmente assumem o cargo os profissionais que já escolheram suas vagas, em todas as regiões do Estado, e que estão em dia com a documentação exigida no edital no. 21/2012, publicado no site da Acafe/SED.

“São profissionais com habilitação na área que irão lecionar, o que contribui para melhorar a qualidade da educação catarinense. Além disso, agora como funcionário efetivo de carreira, poderão dar continuidade aos trabalhos ao longo dos anos”, destaca Lúcia.

Os novos professores começam a trabalhar nesta quinta-feira, juntamente com os demais professores da rede. O concurso é válido por dois anos, prorrogável por mais dois, por isso as posses continuam. “Vamos acompanhar a necessidade de professores e fazer novas chamadas”, afirma Eduardo Deschamps.

Cerca de 37 mil candidatos prestaram o concurso para disciplinas das várias áreas do conhecimento, destinadas a professores com licenciatura plena, das séries iniciais e dos níveis de ensino fundamental e médio. Os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) concentraram a maior demanda com 15.243 inscritos. Em seguida, foi a disciplina de Educação Física, com 4.765 candidatos, e de Língua Portuguesa e Literatura, com 3.677

Continua depois da publicidade