Os entulhos que restaram do vão central da Ponte Tancredo Nevesque desabou em dezembro do ano passado – começaram a ser retirados do rio, em Itajaí. São cerca de 180 toneladas de ferro e concreto que precisam ser removidos para dar lugar a uma nova construção. Para o trabalho estão sendo usadas uma balsa e uma escavadeira equipada com rompedores hidráulicos para quebrar os entulhos em pedaços menores, facilitando a retirada do fundo do rio.

Continua depois da publicidade

– É uma operação delicada e bastante complexa. Todos os escombros precisam ser retirados para que possamos construir o vão central. Nossa estimativa é de que em 90 dias todo esse material já tenha sido removido, para darmos continuidade à obra – afirma o secretário de Obras do município, Tarcízio Zanelatto.

Além da retirada dos entulhos, a estrutura que ficou intacta tem recebido obras desde fevereiro. Estão sendo feitos o estaqueamento e a colocação de camisas metálicas nas cabeceiras da ponte. Ao todo, serão colocados 2,6 mil metros de novas estacas ao redor das cabeceiras – esse reforço vai aumentar a capacidade da ponte de 25 toneladas para 45 toneladas.

Após o fim desses trabalhos será possível dar início a mais uma etapa da obra: construir os blocos, pilares e o vão central. O processo licitatório para esta etapa ocorre no dia 8 de abril.

O investimento na ponte, que liga os bairros São Vicente e Cordeiros, está previsto em quase R$ 4 milhões. A nova estrutura deve ficar pronta entre o fim do ano e início de 2017.

Continua depois da publicidade