A Ferrovia da Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango, que ligará o litoral ao extremo Oeste do Estado, foi pauta de reunião na Associação Empresarial de Itajaí (ACII) na tarde desta segunda-feira. O deputado federal Pedro Uczai (PT), que preside a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, na Câmara dos Deputados, em Brasília, participou do encontro para atualizar o empresariado sobre o processo de licitação que dará início aos estudos de viabilidade e do projeto básico de engenharia da obra.

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Iniciado há um ano, o processo licitatório da ferrovia permaneceu estagnado todo esse tempo depois de passar por dois recursos e sofrer uma suspensão do Tribunal de Contas da União (TCU), por 120 dias.

– Concluindo-se agora a segunda etapa de recursos, acreditamos que em 30 ou 40 dias possa ser dada a ordem de serviço para um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o estudo aereofotogramétrico e o projeto básico de engenharia – adiantou Uczai. O deputado explica que por serem três projetos em um só, o orçamento previsto para os estudos é de R$ 69 milhões.

Para ele, este é um momento importante do projeto, mas o passo seguinte é fundamental e estratégico. Trata-se do momento de colocar a ferrovia na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), que dará garantia à obra.

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– A obra deverá entrar no PAC 3 em até 30 dias ou, no máximo, até agosto, quando será feito o anúncio do PAC 3.

Traçado

O traçado da ferrovia, que definirá se ela virá do Oeste e Meio-Oeste para Itajaí ou para São Francisco do Sul, será definido em até 10 meses, conforme o deputado. Este é o tempo que leva para os estudos de viabilidade, aerofotogramétrico e o projeto básico de engenharia serem concluídos.

Pelas condições econômicas, os conceitos de integração e pela ideia de integrar o Estado nas diferentes regiões por um corredor ferroviário, o traçado mais justo seria por Itajaí e Navegantes, na opinião do deputado.

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Eclésio da Silva, presidente da Associação Empresarial de Itajaí, também acredita que, por uma questão de viabilidade, a obra ligará o Oeste a Itajaí.

– Ela vem para Itajaí originalmente, seguindo a linha da BR-470, e depois passará por São Francisco e Itapoá, como um ramal – pontua.

A expectativa do governo federal é de que em 22 meses sejam concluídos todos os estudos e que a obra seja finalizada em cinco anos.

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