O presidente da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias, o deputado federal Pedro Uczai (PT), acredita que a contratação da empresa que vai fazer os estudos técnicos e o projeto básico da Ferrovia de Integração (ou do Frango), atrasada há um ano, deve ocorrer no fim de maio ou início de junho deste ano. Segundo ele, o atraso no processo de licitação acontece porque a lei em que ele está enquadrado permite muitos recursos e aumenta a burocracia.

Continua depois da publicidade

– Infelizmente essa lei antiga de 1993 permite essa burocracia desgraçada, que fica um ano licitando uma obra.

O deputado ressalta também que está tentando incluir a obra da ferrovia no PAC 3, que deve ser lançado no início de junho deste ano, para assegurar os recursos quando os estudos e o projeto estiverem concluídos.

– Nós queremos que seja incluída, porque na medida que vai fazendo os estudos já vamos garantir o orçamento para obra. Não tenho dúvidas que a presidenta vai atender – afirma.

Continua depois da publicidade

Sobre o prazo para conclusão da Ferrovia do Frango, o parlamentar acredita que deve permanecer entre 2019 e 2020. Uczai afirma ainda que há possibilidade do ministro dos Transportes, César Borges, vir a Santa Catarina para assinar a ordem de serviços dos estudos e projeto básico.