A Defesa Civil de cidades do Alto Vale do Itajaí está em alerta por causa da elevação dos rios nas últimas horas. Rio do Oeste, Taió e Rio do Sul tiveram alto volume de chuva registrado e o órgão já pede que moradores de áreas baixas retirem os pertences e deixem as casas. De acordo com a Defesa Civil de Taió, o nível do rio do Oeste no Centro da cidade às 11h era de 7,57 metros. Em Rio do Oeste a medição era de 6,03 metros e, em Rio do Sul, o Itajaí-Açu estava com 6,61 metros.

Continua depois da publicidade

A orientação do órgão é que todos os moradores que moram em áreas com cota-enchente de 8,5 metros em Taió retirem os pertences e saiam de casa. O acumulado de chuva na cidade nas últimas 24 horas foi de 70,4 milímetros. A orientação da Defesa Civil de Rio do Oeste é que quem está em cota de 9,50 também saia de casa.

A barragem de Taió às 15h estava com 12,7 metros da capacidade de 21 metros ocupada e quatro comportas estavam abertas e três fechadas.

Na barragem em Ituporanga, a medição era de 16,1 dos 29 metros de capacidade. Das cinco comportas, três estavam abertas e duas fechadas às 15h desta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Saiba mais

>> Quatro municípios do Vale do Itajaí devem receber os maiores volumes de chuva

>> Com chuva forte em Santa Catarina, alerta para o tempo continua nesta sexta

A Defesa Civil de prevê que nível do rio Itajaí-Açu chegue a oito metros no início da tarde desta sexta feira em Rio do Sul. De acordo com o órgão, a previsão é justificada pela grande quantidade de chuva que cai na região desde quarta-feira. O acumulado de chuva é de aproximadamente 85 milímetros.