A Defesa Civil prevê que nível do rio Itajaí-Açu chegue a 8 metros no início da tarde desta sexta feira em Rio do Sul. De acordo com o órgão, a previsão é justificada pela grande quantidade de chuva que cai na região desde quarta-feira. A medição das 9h apontou um nível de 6,31 metros, 15 centímetros a mais do que o registrado às 8h. Segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuva é de aproximadamente 85 milímetros.
Continua depois da publicidade
Saiba mais:
>> Quatro municípios do Vale do Itajaí devem receber os maiores volumes de chuva
>> Com chuva forte em Santa Catarina, alerta para o tempo continua nesta sexta
Continua depois da publicidade
A recomendação da Defesa Civil de Rio do Sul é para que moradores de áreas como do Loteamento Jardim Luis Bianqueti no bairro Taboão, rua João Marchi no Santa Rita, a parte baixa do Loteamento Jardim Alexandro no Pamplona e a Cohab no bairro Bela Aliança retirem seus pertences das casas e procurem locais mais altos da cidade. Outra recomendação é em relação aos deslizamentos de terra que podem ocorrer pelo excesso de água. A Defesa Civil alerta que ao perceber rachaduras até então não identificadas no solo ou nas paredes de casas, o órgão deve ser acionado pelo telefone 199.
Três abrigos da cidade já estão abertos para atendimento da comunidade: salão da Igreja Católica no bairro Bela Aliança, o Lions Clube do bairro Pamplona e o salão da igreja Santa Rita de Cássia no bairro Santa Rita.
Uma equipe da Defesa Civil e uma da Secretaria de Assistência Social trabalha na assistência aos moradores. Voluntários estão sendo chamados para auxiliar no atendimento de moradores que tiveram as casas afetadas pelos alagamentos. Interessados em ajudar devem entrar em contato pelo (47) 3521-2444.
Continua depois da publicidade