O alerta para as chuvas em todo o Estado continua nesta sexta-feira. As áreas mais atingidas pela chuva nos últimos dias e as cidades à beira dos rios do Peixe, Uruguai e Chapecozinho continuam em atenção pelos volumes de chuva e nível dos rios. Nesta sexta-feira, a previsão é de chuva a qualquer hora em todas as regiões catarinenses.
Continua depois da publicidade
::: Confira a situação das rodovias estaduais e federais em SC
::: Defesa Civil preve que Rio Itajaí-Açu chegue a 8 metros em Rio do Sul
::: Cerca de 500 pessoas estão desalojadas em Itapiranga, no Oeste
Continua depois da publicidade
::: Rio do Peixe começa a baixar, mas ainda há risco no Meio-oeste
O Rio Uruguai já subiu cerca de 14 metros e deixou interditada a Ponte do Goio-Ên, que liga a cidade ao município gaúcho de Nonoai. O trânsito no local foi liberado por volta das 10h. Há cerca de 500 desalojados nos municípios ribeirinhos, como Águas de Chapecó, São Carlos e Itapiranga.
Itapiranga, no Extremo-Oeste, sofre com enchente nesta sexta-feira
Foto: Carla Sause, Instagram, Reprodução
Defesa Civil mantém alertas para deslizamentos e inundações
A Defesa Civil alerta para os riscos de deslizamentos e inundações principalmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. De acordo com o órgão estadual a chuva deve persistir nas próximas horas com intensidade moderada no Planalto norte, Planalto sul e Grande Florianópolis.
::: Grande volume de chuvas deixa Santa Catarina em alerta novamente
::: Parte de galpão desaba após chuva forte em Laguna, no Sul de SC
::: Concórdia registra as 24 horas mais chuvosas desde 1987
::: Vazão na hidrelétrica de Itá chegou a 20 mil metros cúbicos
De acordo com a Epagri/Ciram nas próximas 24 horas deve chover mais uma vez o volume esperado para o mês inteiro, de 80 a 100 mm, em todas as regiões do Estado. Devido a gravidade da situação o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, visita nesta sexta-feira os municípios mais afetados no Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste. As áreas mais atingidas são Chapecó, Itapiranga, Concórdia, Mondaí, Videira, Caçador, Caibi, Palmitos, Águas de Chapecó, Iporã e outras.
Continua depois da publicidade
Rio Uruguai está quase no nível da ponte que liga Chapecó a Erechim (RS)
Foto: João de Brinks,Twitter, ReproduçãO
Regiões com alerta de inundações
Bacia do Rio do Peixe: O nível dos rios Peixe e Uruguai já atingiu a cota de emergência e causa inundações em pelo menos 10 municípios do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste.
Em Videira, ruas têm pontos de alagamento e tráfego está prejudicado
Foto: Miguel Viecelli/ Divulgação
Joaçaba: Por volta das 8h rio chegava a 10,12 metros. As inundações também estão afetando os municípios de Videira, Herval Do Oeste, Ouro e Capinzal.
Rio Uruguai: Em Itapiranga o nível do rio está em estado de emergência com 13,80m, o registro foi feito às 9h desta sexta-feira. Está subindo lentamente e inundando áreas rurais e urbana do município. As inundações também estão afetando os municípios de Mondai e Palmitos.
Continua depois da publicidade
Passos Maia, Águas do Chapecó e Concórdia: Em Passos Maia o rio esta com a cota em 6m começando a afetar as casas.
Rio do Sul já tem ruas parcialmente alagadas
Foto: Clóvis Eduardo Cuco/ PMRS
Alto Vale do Itajaí: Em Taió o rio está em cota de emergência 7,30m e em Rio do Sul em cota de alerta, 6,31m, conforme a última leitura às 9hs. Barragens Oeste e Sul continuam com comportas abertas e há perspectiva de inundações, por enquanto restritas apenas às áreas mais baixas da região.
Deslizamentos
A Defesa Civil alerta para risco de deslizamento no Oeste, Meio Oeste no Vale do Rio do Peixe, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí. Nas últimas 72hs foram registradas chuva com volumes significativos especialmente em Chapecó, Mondaí, Joaçaba, São Miguel Do Oeste, Ouro, Rio das Antas, Zortéa, Passos Maia. O solo está encharcado e há previsão de chuva persistente nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
Queda de barreira na SC-150, entre Joaçaba e Lacerdópolis
Foto: Daisy Trombetta, Agência RBS
Vias interditadas no Meio-Oeste
No Meio-Oeste, o Rio do Peixe já está 10,20 metros acima do nível considerado normal e a Ponte Jorge Lacerda, que liga Joaçaba a Herval do Oeste está interdidata. A cidade de Lacerdópolis está isolada por vias asfálticas e só é possível chegar ao municípios por atalhos, que são contra-indicados pela prefeitura pelo risco de queda de barreiras.
Municípios em situação de emergência podem aumentar
Até o fim da noite de quinta-feira, dois municípios já haviam decretado oficialmente situação de emergência segundo informações da Defesa Civil: Rio das Antas e Palmitos. Em entrevista ao Bom Dia Santa Cararina, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, diz que este número deve aumentar ao longo do dia, pois muitos municípios atingidos estão recolhendo a documentação necessária.
::: Defesa Civil de Joinville e região monitora fortes chuvas
::: Quatro rios estão acima dos níveis normais no Estado
No Oeste, onde no mínimo 20 cidades foram afetadas até quinta-feira, os volumes de chuva vão continuar intensos nesta sexta, o que inspira atenção dos moradores. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta entre o Sul do Estado e o Rio Grande do Sul, com a formação de uma área de baixa pressão. Isso vai intensificar as chuvas no fim do dia entre o Sul e a Serra catarinense.
Continua depois da publicidade
Mapa mostra a atuação de nuvens carregadas de chuva em SC
As regiões mais afetadas até agora são o Oeste e o Meio-Oeste, com volumes de chuva passando de 300 milímetros em alguns municípios – lembrando que o normal para a época é que o mês de junho tenha entre 100mm e 180mm. Confira os acumulados até a manhã desta sexta-feira:
Chapecó: 377 mm
Mondaí: 349 mm
Joaçaba: 253 mm
Águas Frias: 229 mm
Água Doce: 178 mm
Passos Maia: 170 mm
Fraiburgo: 163 mm
Lebon Régis: 153 mm
Outras regiões também já registram muitos volumes de chuva, conforme o levantamento feito pela Central de Meteorologia da RBS:
Ouro: 189 mm
Campos Novos: 178 mm
Abdon Batista: 165 mm
Ponte Alta 134: mm
Brunópolis: 138 mm
Painel: 109 mm
Urupema: 103 mm
São Joaquim: 100 mm
Itapiranga é um dos municípios que sofre com os alagamentos em SC
Foto: Camila Stuelp,Força d´Oeste, Divulgação
Chuva ainda vai aumentar de intensidade
O céu fica encoberto e pode chover a qualquer hora em todas as regiões de Santa Catarina. As cidades que já foram afetadas nos últimos dias continuam em atenção, sobretudo no Oeste, Sul e Serra. Confira o que diz o meteorologista da RBS Leandro Puchalski sobre o tempo nesta sexta:
Continua depois da publicidade
“O dia será nublado e com chuva a qualquer hora em todas as regiões. Atenção que a chuva deverá aumentar de intensidade ao longo da tarde e noite em boa parte de SC, com destaque para Oeste, Serra e Sul. Muita atenção em relação as áreas de risco devendo a população mais atingida levar em consideração todas as recomendações da Defesa Civil. Os volumes previstos só para esta sexta-feira devem se aproximar ou até passar do normal de chuva em algumas cidades.”
Confira a galeria com as fotos do tempo nesta sexta-feira