A professora Izolete Bloemer, 33 anos, tem 15 anos de profissão e afirma que a inteligência emocional faz a diferença no aprendizado da criança e contribui para formar adultos mais saudáveis. Ela aplicou o Programa Amigos do Zippy na turma do segundo ano da Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, de Joinville, no ano passado e em apenas três meses percebeu os resultados positivos em todos os alunos da turma.
Continua depois da publicidade
:: Trabalhar o emocional das crianças ajuda no aprendizado em sala de aula
:: Pais ajudam a reduzir a ansiedade das crianças com a volta às aulas
:: Leia mais matérias sobre Educação
Continua depois da publicidade
– Me sinto premiada por ter a oportunidade de ensinar inteligência emocional em sala de aula para as crianças. Acredito que, desta forma, eu contribuo um pouco com a transformação da sociedade. Esses alunos, no futuro, vão estar mais seguros para lidar com as adversidades da vida – comenta a professora.
Izolete explica que são três passos básicos que são ensinados pelo programa: o primeiro é falar como a criança se sente; depois é explicar o motivo de ela se sentir assim; e o terceiro é ajudar a pessoa que está ouvindo a entender o que a criança está sentindo. A professora ainda diz que o conteúdo é complexo, mas por meio das histórias fica simples. Além disso, a própria professora levou para a vida alguns dos aprendizados dos Amigos do Zippy. Ela diz que não costumava falar sobre os sentimentos em casa ou na escola.
– Depois que comecei a me expressar, notei uma melhora nos meus relacionamentos, tanto na minha família quanto no trabalho – revela.
Continua depois da publicidade
Como funciona o Programa Amigos do Zippy
O Programa Amigos do Zippy é desenvolvido pela Asec desde 2004 no Brasil. O fundamento do programa é: se crianças pequenas puderem aprender a lidar com suas dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta.
Por meio da história do personagem Zippy, um bichopau e sua turma de amigos, as crianças aprendem a conviver com as diferenças, respeitar o próximo e desenvolver habilidade para lidar com os próprios sentimentos. Também são incentivadas a interagir com outras pessoas de forma saudável, a procurar e oferecer apoio, quando necessário.
Amigos do Zippy foi desenvolvido para ser aplicado pelos professores em crianças de seis a sete anos, cursando 1° ou 2° ano do ensino fundamental. O programa tem seis módulos com temas definidos: sentimentos, comunicação, relacionamentos, resolução de conflitos, lidando com mudanças e lidando com as perdas.
Continua depois da publicidade
Segundo a presidente da Asec no Brasil, Tania Paris, o Programa Amigos do Zippy já beneficiou: 220.158 crianças, de 45 cidades no Brasil.
Em 2014, houve a participação de 28.522 crianças de 402 escolas no Brasil, sendo 3.657 crianças somente no em Santa Catarina, nas cidades de Brusque, Jaraguá do Sul, Luis Alves e Joinville.
Em Joinville, o programa foi adotado em 2014, com a participação de 893 crianças de 26 escolas municipais.
Continua depois da publicidade