Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2014 foram considerados um marco na história da competição. A avaliação é da Fesporte, que apresentou na manhã desta terça-feira, último dia de disputas em Itajaí, um balanço sobre o evento. Entre os motivos apontados para a repercussão positiva estão o bom público que acompanhou os jogos, o planejamento da cidade-sede e o envolvimento da organização.
Continua depois da publicidade
::: Itajaí confirma favoritismo e garante título dos Jasc por antecipação
::: Itajaí promete continuar investindo no esporte após conquistar os Jasc
Apesar de não ter números oficiais de público, o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, avalia que o envolvimento comunitário foi grande e isso se tornou ponto fundamental para que a competição ganhasse um impulso diferente.
– Tanto para o atleta quanto para a organização esse envolvimento começa a nos dar uma razão de ser. Os Jogos Abertos sempre foram isso e Itajaí passa a ser um grande marco. Que as próximas cidades tenham Itajaí como exemplo – afirma.
Continua depois da publicidade
Planejamento
Para o presidente do Conselho Estadual de Esportes, Alexandre Monguilhott, o planejamento da cidade-sede e os investimentos racionais, aplicados apenas na estrutura necessária para as disputas, são os principais destaques dos Jasc.
– O resultado é mais que um troféu para Itajaí. Tivemos um resgate da competição, com a valorização do que significa os Jasc. Com certeza vai deixar um legado, uma estrutura que continue fomentando o esporte – ressalta.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Fabrício Marinho, diz que através desta edição dos Jogos Abertos as pessoas começaram a ver Itajaí como um município forte também no esporte e não apenas na economia e no turismo.
– Ano passado a Fesporte já começou a investir para que os Jogos Abertos voltassem a ter o brilho que tinham antigamente e acho que isso se consolidou com os Jogos de Itajaí. Queremos que essa vontade de fazer os Jogos siga para outras cidades – completa.
Continua depois da publicidade
Os Jogos Abertos de 2015 serão sediados por três municípios: Joaçaba, Herval do Oeste e Luzerna. A data, que ainda não foi definida, deve ser mantida no mês de novembro, segundo o Conselho Estadual de Esportes.
::: O legado dos Jogos Abertos de Santa Catarina para Itajaí
::: “Já começamos a pensar nos Jasc 2015”, diz superintendente da Fundação de Esportes de Itajaí