O JEC ganhou mais um problema para se preocupar neste fim de temporada, além de tentar escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Desde o jogo da categoria sub-20 contra o São Paulo, pelas semifinais da Copa do Brasil, o gramado da Arena tem chamado a atenção de torcedores e da imprensa nacional.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br

Na partida do último domingo, contra o Santos, pela Série A, o campo ficou manchado pelas poças de lama causadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade por quase 50 dias consecutivos.

Segundo Renildo Steinbach, que há cerca de 20 anos administra os gramados onde o Joinville manda seus jogos, foram retirados cerca de 30 carrinhos de mão carregados com lama do campo após o jogo contra o time paulista.

Continua depois da publicidade

Comissão da CBF esteve em Joinville para avaliar gramado da Arena

Ele explica que, há três anos, o gramado começou a compactar e, aliado à chuva e aos problemas de drenagem, criou espaços onde a água acumula e se formam poças. O problema é amenizado pela equipe que cuida do local com soluções paliativas, como o corte de grama e a colocação de areia.

– Tem que arrumar a drenagem, que é o principal problema. Depois a grama vai ter que ser recuperada, aí fazemos a descompactação (para oxigená-la e adubá-la) e a hidratação. Nossa grama não é ruim e dura entre dez e 15 anos, mas tem que ter o solo bom com uma drenagem que funcione – explica.

O administrador ainda pontua outros fatores que deram errado neste ano, como a chuva intensa e o inverno que não apareceu. Em junho, o campo recebeu uma grama especial para a estação, mas como o frio não apareceu o gramado também não cresceu como o esperado.

Continua depois da publicidade

Após o término do Campeonato Brasileiro, a grama original do estádio voltará a aparecer e será a utilizada no Campeonato Catarinense. No entanto, Renildo alerta que se as mudanças na drenagem não ocorrerem, a grama continuará recebendo apenas melhorias de curto prazo.

– Aí vamos fazer o abaloamento (deixar a região do círculo central mais alta para o escoamento da água) até o gramado baixar. Depois refazemos o abaloamento de novo e assim por diante.

Melhorias no gramado são de responsabilidade do JEC

A Arena Joinville é um estádio municipal inaugurado em 2004, mesmo ano em que o Joinville começou a explorar o espaço. Desde 2011, a Prefeitura passou a ceder o espaço ao clube após aprovação em votação na Câmara de Vereadores. Como contrapartida, o JEC ficou encarregado da manutenção do gramado, que permanece o mesmo instalado desde a inauguração.

Continua depois da publicidade

– A responsabilidade de manter o gramado é do Joinville. A Felej não fez nenhum jogo amador no estádio neste ano para não estragar a grama e ajudar o clube – informa Fernando Krelling, presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville.

Krelling salienta que até mesmo a final da Primeira Divisão de Amadores será realizada no estádio do Tamandaré para não atrapalhar o JEC no final do Brasileirão. A competição tradicionalmente tem a decisão disputada no estádio municipal.

A reportagem de “AN” entrou em contato com o clube, por meio da assessoria de imprensa, para saber dos planos do Joinville para o gramado do estádio. Até a noite desta quinta-feira não havia recebido nenhuma resposta.

Continua depois da publicidade

Presidente do JEC cogita grama sintética na Arena Joinville

Sócios concordam com a troca de gramado na Arena. E você, o que acha?

Durante a semana, o presidente Nereu Martinelli revelou que a troca do gramado é inviável por conta do longo período de trabalhos, que afetaria o calendário da equipe. Segundo ele, neste caso, o JEC teria que jogar fora da cidade, o que não agradaria os sócios. A solução seria realizar uma reforma, parecida com a feita no início deste ano, com gastos superiores a R$ 30 mil.

Jogos na Arena Joinville durante os dias de chuva no fim de ano:

25/09

Início da chuva que durou quase 50 dias consecutivos

27/09

JEC 2 x 2 Atlético-MG (Série A)

28/09

Fluminense do Itaum 1 x 0 NEC Litoral (Catarinense – Série C)

07/10

JEC 1 x 0 Coritiba (Copa do Brasil sub-20)

14/10

JEC 3 x 1 Coritiba (Série A)

17/10

JEC 1 x 0 Figueirense (Série A)

18/10

Fluminense 2 x 4 Santa Catarina (Catarinense – Série C)

29/10

JEC 1 x 1 Flamengo (Série A)

04/11

JEC 0 x 1 São Paulo (Copa do Brasil sub-20)

08/11

JEC 0 x 0 Santos (Série A)