O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou nesta quinta-feira que a ponte entre Palmitos, em Santa Catarina, e Iraí, no Rio Grande do Sul, deve ser reaberta parcialmente em 20 dias. Após este prazo, deve ser permitida a passagem de veículos leves, ônibus e caminhões de até 20 toneladas. A travessia na BR-158 (também conhecida como BR-386) teve de ser interditada na última terça-feira, após ser identificado um problema estrutural em um dos pilares.
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Segundo o Dnit, 20 dias é o tempo necessário para reforço dos tubulões (fundação profunda de concreto e ferro) que haviam sido danificados na enchente que atingiu a região em julho deste ano. O órgão alerta, no entanto, que caso o nível do rio volte a subir o prazo de reabertura da ponte será revisto. Até o fim de 2014, deve ser concluído o restante das obras para a liberação total da ponte.
“A interrupção é para garantir a segurança dos usuários da rodovia, uma vez que a estrutura tem sério risco de ruir em caso de nova cheia do Uruguai”, afirma o Dnit em nota. A Polícia Rodoviária Federal em SC e no RS sinalizou o local e indicou rotas alternativas. No lado do RS, uma das alternativas é a travessia de balsa, em Barra do Guarita.
Caminhos alternativos:
– Ponte do Goio-Ên, SCT 480, em Chapecó
Comporta até carretas bitrem. Liga a cidade catarinense com Nonoai-RS. De Palmitos até na Ponte, pela SC-283 e depois SCT-480, são 80 quilômetros. Tudo pavimentado.
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– Barca de Itapiranga
De Palmitos até a barca são cerca de 90 quilômetros, pela SC-283 e SC-163. São permitidos caminhões e carretas até sete eixos. A barca liga Itapiranga com o município de Barra do Guarita (RS). A rodovia foi pavimentada recentemente no lado gaúcho.
– Barca de Mondaí
Indicada apenas para veículos pequenos. Liga Mondaí a Vicente Dutra (RS), mas tem um trecho de estrada de chão no lado gaúcho. Fica a 32 quilômetros de Palmitos.
– Ponte da Usina Foz do Chapecó
Liga Águas de Chapecó a Alpestre. Tem 18 quilômetros de estrada de chão no lado gaúcho. Não é recomendado para caminhões e carreta. São 25 quilômetros de Palmitos até a ponte, pela SC-283 e ACH-050.
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A interdição
A ponte da BR-158 (também conhecida como BR-386) sobre o Rio Uruguai, que liga Iraí (RS) a Palmitos (SC), terá que ser fechada em função de grave problema estrutural em um dos pilares da ponte, identificado por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
O órgão informou que a medida é preventiva para garantir a segurança dos usuários da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), se o trafego não fosse interrompido, o problema poderia levar a queda da ponte.
A ponte está em obras desde 2013 e já estava funcionando parcialmente, com bloqueio em meia pista e uma restrição para veículos com mais de 20 toneladas. Em junho, a travessia foi fechada durante a enchente do Rio Uruguai.
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Em novembro de 2013, um leitor registrou a ponte se movendo com a passagem de veículos. Após o vídeo, o Dnit limitou a passagem de caminhões com mais de 57 toneladas. Confira: