As duas partes estruturais mais complexas da obra da quarta pista no trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, já estão concluídas: a pavimentação das novas pistas laterais e a mureta central que passa a dividir as pistas. As informações foram repassadas pela assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Continua depois da publicidade

A obra está 80% concluída com o andamento atual. Faltam apenas a colocação de algumas defensas metálicas, da infraestrutura de parte dos acessos a bairros e localidades localizados próximos da rodovia e a colocação da sinalização vertical.

Leia também:

Funai autoriza construção de quarta pista para alargamento da BR-101

Continua depois da publicidade

Brasília libera duplicação da quarta pista na BR-101 em Palhoça

DNIT autoriza obras da quarta pista no Morro dos Cavalos

O ritmo atual permitirá, garante o DNIT, que as obras sejam entregues dentro do cronograma inicial, com término previsto para o dia 5 de dezembro. Se a meta for cumprida, a obra terá sido construída em 6 meses, já que a assinatura do contrato ocorreu no dia 6 de junho deste ano.

A quarta pista é uma alternativa temporária à construção de dois túneis de aproximadamente três quilômetros de extensão para cruzar uma área demarcada como território indígena. Essa é a última obra ainda sem licitação para a concluir a duplicação da rodovia federal.

A travessia do Morro dos Cavalos é um dos gargalos de congestionamento da BR-101, ao lado da Ponte de Laguna. São os dois trechos em que o tráfego da principal rodovia catarinense ainda é em apenas uma pista.

Continua depois da publicidade

– A obra é boa, mas não soluciona de vez o problema. Congestionamentos vão continuar acontecendo em caso de acidentes porque não terá acostamento – explica o inspetor Luiz Graziano, da Polícia Rodoviária Federal.

A PRF destaca que é uma solução paliativa para um problema já de anos, mas que vai impactar positivamente para a temporada de verão. Durante o período, há muita movimentação em ambos os sentidos para acessar as praias da Grande Florianópolis.

:: Discordância entre órgãos do governo federal atrasou início

A proposta da construção dessa quarta pista foi levantada pelo DNIT em agosto do ano passado. Mas o órgão, o Ministério Público Federal e a Funai discordavam em diversos pontos da iniciativa. Para o MPF, era necessário condicionar os trabalhos a compensações aos indígenas, além da licença da nova pista, provisória, estar condicionada ao andamento da obra dos túneis, a solução permanente para a BR-101 na região.

Continua depois da publicidade

O Ministério da Justiça teve que intervir em uma mediação dos interesses e a obra foi autorizada em março pelo DNIT, em abril pela Funai e começou em junho. A licitação dos dois túneis estava prevista para julho naquele momento, agora também é esperada para dezembro desse ano.