A nova rodada da pesquisa Ibope em Santa Catarina mostrou a presidente Dilma Rousseff (PT) consolidada em primeiro lugar e uma inversão de posições entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) na segunda colocação. O tucano subiu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa da última semana.
Continua depois da publicidade
>>> Leia também
::: Site especial do DC terá apuração em tempo real
::: Outras notícias das Eleições 2014
Na frente, Dilma teve oscilação de um ponto percentual para baixo, passando para 36% das intenções de voto entre os catarinenses. Aécio passou de 20% para 25%, ultrapassando Marina, que tinha 24% e agora está com 19%. Tanto a subida do tucano quanto a queda da ambientalista foram além da margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa.
Continua depois da publicidade
Pastor Everaldo (PSC) atingiu 2%, enquanto Luciana Genro (PSOL) foi citada por 1% dos entrevistados – ambos mantendo os percentuais do levantamento anterior. Eduardo Jorge (PV) voltou a atingir 1%, mesmo percentual dos demais candidatos somados. Brancos e nulos são 4%, e 12% dos eleitores ainda estão indecisos.
>>> Corrida ao governo e ao Senado
::: Colombo amplia distância em relação aos adversários
::: Disputa ao Senado em SC se mantém equilibrada
O Ibope fez simulações de segundo turno entre as três principais candidaturas. Dilma seria reeleita nos dois cenários em que aparece. A petista venceria Aécio por 41% a 36% e Marina por 43% a 33%. Em uma simulação entre o candidato do PSDB e a do PSB, a vitória entre os catarinenses seria de Aécio: 39% a 33%. No levantamento anterior, Marina levava a melhor sobre o tucano por 39% a 36%.
O Ibope também pesquisou a avaliação do governo Dilma e constatou mudanças dentro da margem de erro. A soma de ótimo e bom da petista passou de 39% para 40%. A avaliação negativa (ruim e péssimo) também oscilou para cima, de 24% para 27%.
::: Confira os números
