A nova rodada de pesquisa Ibope sobre as eleições em Santa Catarina mostra o cenário consolidado na disputa pela presidência da República entre os eleitores do Estado.
Continua depois da publicidade
A presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) oscilaram positivamente dentro da margem de erro de três pontos percentuais, enquanto o senador Aécio Neves (PSDB) manteve o índice do levantamento realizado em agosto.
>>> Leia também
::: Site especial do DC terá apuração em tempo real
::: Outras notícias das Eleições 2014
Continua depois da publicidade
Dilma avançou três pontos, passando de 34% para 37% entre os eleitores catarinenses. Marina foi de 22% para 24%. O tucano continuou com os 20% registrados em agosto. Pastor Everaldo (PSC) manteve os 2% e Luciana Genro (PSOL), que não pontuava, alcançou 1%.
A presidente vai melhor entre os eleitores de 45 a 54 anos, com escolaridade até a quarta série do ensino fundamental e entre os entrevistados de melhor renda. Marina desponta entre as mulheres, entre os mais jovens e de ensino superior.
A eleição presidencial apresenta maior definição do eleitor: apenas 6% dizem votar branco ou nulo (dois pontos menos do que em agosto) e 9% estão indecisos (eram 12%).
O Ibope fez simulações de segundo turno cruzando os três principais candidatos. Entre os catarinenses, Dilma venceria Aécio por 43% a 39% e aparece na frente de Marina, em situação de empate técnico: 42% a 38% para a petista.
Continua depois da publicidade
Em um segundo turno entre a candidata do PSB e o do PSDB, também haveria empate técnico, com vantagem numérica para Marina, que teria 39% contra 36% de Aécio.
A avaliação positiva do governo Dilma também se manteve estável, na faixa de 39% de ótimo e bom (eram 40% em agosto). A avaliação negativa sofreu uma queda de cinco pontos percentuais – que resultaram em um aumento da avaliação regular de 27% para 32%.
Em agosto, 29% dos entrevistados achavam o gestão Dilma ruim ou péssima e agora são 24%. Metade dos eleitores disse que aprova a gestão de Dilma.
::: Confira os números
