Com menos de duas semanas para a votação e 30% do eleitorado ainda indecisos, o Ibope apontou uma inversão de posições na disputa pelo Senado – embora esteja mantido o empate técnico entre Dário Berger (PMDB) e Paulo Bornhausen (PSB). O peemedebista aparece numericamente à frente pela primeira vez desde o registro das candidaturas, com 24% contra 22% de Bornhausen.

Continua depois da publicidade

>>> Leia também

::: Site especial do DC terá apuração em tempo real

::: Outras notícias das Eleições 2014

A diferença está dentro da margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Na pesquisa divulgada no dia 17 de setembro também havia empate, mas o candidato do PSB tinha 25% contra 22% de Dário. As demais candidaturas tiveram poucas variações. Consolidado no terceiro lugar desde o início da disputa, Milton Mendes manteve os 7% do levantamento anterior.

Continua depois da publicidade

Dário alcançou seus melhores resultados entre eleitores com renda maior do que cinco salários mínimos (34%) e eleitores com menos de 24 anos (31%). Bornhausen chega a 29% na faixa etária de 35 a 44 anos.

Também em relação à pesquisa Ibope da semana passada, houve aumento, no limite da margem de erro, entre os indecisos. Eles somavam 27% e agora são 30%. O índice chega a 43% entre eleitores que têm renda de até dois salários mínimos e 38% entre os que se declararam evangélicos. A indecisão é menor entre eleitores de 35 a 44 anos (23%) e renda maior do que cinco salários (17%).

O Ibope pesquisou a rejeição dos candidatos e nenhum deles alcançou mais do que 6%, o índice de Amauri Soares (PSOL). Dário e Bornhausen empatam em 4%. Os eleitores que declararam poder votar em todos os postulantes somam 28%.

::: Confira os números