Pela primeira vez desde que foram registradas as candidaturas, o Ibope mostra um empate técnico entre os dois principais nomes na disputa pela vaga de senador por Santa Catarina. O deputado federal Paulo Bornhausen (PSB) mantém a liderança, mas agora tem a companhia do ex-prefeito de Florianópolis Dário Berger (PMDB) dentro da margem de erro de três pontos percentuais do instituto.

Continua depois da publicidade

>>> Leia também

::: Site especial do DC terá apuração em tempo real

::: Outras notícias das Eleições 2014

O levantamento indica a disputa em aberto, considerando que 27% dos eleitores ainda estão indecisos. Eles estão mais concentrados entre as mulheres, os de baixa escolaridade e baixa renda.

Continua depois da publicidade

Na nova rodada de pesquisas, Dário tem 22% – avançando sete pontos percentuais em relação aos 15% que tinha em agosto. Enquanto isso, Bornhausen manteve os 25% da consulta anterior. Os resultados explicitam a polarização entre as duas candidaturas que já se insinuava em agosto.

O ex-deputado federal Milton Mendes (PT) continua com 7%, da mesma forma que no levantamento anterior. Amauri Soares (PSOL) oscilou um ponto para baixo, de 4% para 3% – mesmo percentual alcançado por Junara Ferraz (PRP). Com 2% das intenções de voto, também estão empatados os candidatos Alan Alves Moreira (PMN) e Rosane de Souza (PSTU). Os brancos e nulos somam 9%, um resultado quatro pontos menor do que o levantamento de agosto.

O Ibope também pesquisou a rejeição dos candidatos. Dário, Bornhausen e Amauri Soares foram os mais citados, com 9%. Alan Alves Moreira foi rejeitado por 7% dos eleitores, contra 6% de Milton Mendes e Junara Ferraz e 5% de Rosane de Souza.

::: Confira os números