Uma semana depois do Grupo Escolar Oracina Soares Francisco ter sido alvo de vandalismo em Penha, outra escola do município foi arrombada na madrugada desta terça-feira. O Grupo Escolar Municipal Antônio José Tiago, na localidade de Nossa Senhora de Fátima, teve diversos objetos furtados e a merenda dos alunos estragada. Este é o segundo caso registrado no município neste ano.
Continua depois da publicidade
Foram levados da escola três computadores, dois microfones sem fio, uma máquina digital, um data show, 28 pen drives, cinco aparelhos de som, cinco aparelhos de DVD, um modem wireless e dois estabilizadores. Mas os prejuízos não pararam por aí, os bandidos lançaram pó químico dos extintores contra a merenda escolar e grande parte dos alimentos destinados aos alunos teve que ser descartada.
Na sala da direção, os ladrões também deixaram inscrições com uma pistola de cola quente em alusão a facção criminosa PCC. Segundo a diretora Laurecina da Silva Casagrande, o equipamento foi deixado ligado embaixo de uma toalha de plástico.
– Talvez com o intuito de incendiar a sala, o que felizmente não ocorreu – avalia.
Continua depois da publicidade
Além disso, os bandidos defecaram no gramado da escola, onde ocorre parte das lições de educação física. Como a unidade está em período de conselho de classe, não foi necessário suspender as aulas. A segurança também foi intensificada e dois vigias foram contratados para atuar no local desde terça, conforme informou o secretário de Educação do município, Misael Cordeiro.
– Estamos abrindo concurso público para contratação de vigias para nossas principais escolas – explica.
O Grupo Escolar Municipal Antônio José Tiago atende 360 alunos. Os bandidos teriam entrado pelos fundos da escola, que não tem nenhum tipo de proteção, e arrombado uma porta para ter acesso ao interior instituição.
Continua depois da publicidade
Outros casos
Na semana passada o Grupo Escolar Municipal Oracina Soares Francisco, localizado na Cohab, também foi alvo de vandalismo. A escola foi arrombada e a merenda escolar foi furtada. Os invasores estouraram uma porta e além de levar vários quilos de frango, esvaziaram extintores de incêndio na área interna da unidade de ensino. Esta foi a terceira invasão de vândalos registrada no estabelecimento nos últimos anos, conforme a secretaria de Educação.
Em um episódio mais grave, em 29 de dezembro do ano passado, um incêndio causado por vândalos na Escola Básica Municipal Laci Simão Correia, na região do Quati, resultou na demolição do prédio, pois não foi possível reformar a estrutura que sobrou. Os 130 alunos foram remanejados para o Grupo Escolar Municipal Antônio José Tiago.