O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) suspendeu a retirada de quatro lombofaixas e a reforma de outras cinco na SC-405, entre o trevo do Rio Tavares e o acesso ao aeroporto Hercílio Luz. As informações são da rádio CBN/Diário. A mudança havia sido anunciada no dia 10 de março, por solicitação da Polícia Militar Rodoviária, com o argumento de que os equipamentos estão fora das recomendações técnicas e reduzem excessivamente a velocidade da via, principal acesso ao sul da Ilha.

Continua depois da publicidade

Em nota enviada à CBN/Diário, o Deinfra destaca que desde a instalação das lombofaixas na SC-405 nenhum acidente com morte foi registrado e que engenheiros credenciados afirmam que tudo o que foi feito nos locais está dentro das especificações. O Deinfra acrescenta que nas últimas semanas vêm recebendo pedidos da Câmara dos Vereadores e de lideranças do Rio Tavares para que nada seja modificado.

Segundo a CBN/Diário, o Conselho Comunitário da Fazenda Rio Tavares vai protocolar um pedido ao Deinfra para que reavalie a situação.

— Os carros e motos que passam ali reclamam porque estão muito altas — afirma o presidente Ariel Nunes, que defende a instalação de lombadas eletrônicas.

Continua depois da publicidade

Já o morador Sérgio Cardoso é contra qualquer mudança:

— A velocidade dos carros era insuportável. Quando caminhões e ônibus passavam tremia a casa. Agora está ótimo. Não precisa mexer mais nada. Da outra vez que fizeram estava bem rasteiro e não respeitavam.¿ Cardoso confirma o principal argumento do Deinfra:

— Não existe mais acidente. Antes toda semana tinha atropelamento.

Mário Motta: lombadas e lombofaixas deveriam seguir modelo padrão na Capital

Laine Valgas: Lombofaixas no Rio Tavares protegem pedestres