Quatro das noves lombofaixas instaladas na SC-405, em Florianópolis, serão retiradas, e outras cinco, reformadas para atender às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A solicitação partiu da Polícia Militar Rodoviária.

Continua depois da publicidade

O chefe de operações do Comando de Policiamento Rodoviário, tenente-coronel Mauro Palma Rezende, explica que é preciso encontrar um meio-termo entre o fluxo de trânsito no principal acesso ao sul da Ilha e a segurança dos pedestres para atravessar uma via com três faixas de circulação.

— A instalação das lombofaixas parou o trânsito. Em compensação, não houve mais mortes por atropelamento — disse Rezende em entrevista à CBN Diário.

Na quinta-feira, Rezende recebeu do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) um parecer positivo às adequações. Nos próximos dias, o Deinfra deve definir em quais pontos as lombofaixas podem ser retiradas, sem colocar os pedestres em risco. Serão considerados aspectos como o volume de pessoas que atravessam e o histórico de atropelamentos. A instalação dos redutores de velocidade foi feita após protestos de moradores da região.

Continua depois da publicidade

Rezende destaca que as lombofaixas não atendem às normas da resolução 495 do Contran em quesitos como altura e angulação das rampas. Por isso, os cinco equipamentos mantidos serão readequados.Ainda não há data prevista para o Deinfra realizar as modificações.

Ouça a entrevista completa no programa Notícia da Tarde