A conclusão das obras de reforma do tripper para carregamento de navios no terminal graneleiro do Porto de São Francisco do Sul deve acontecer no próximo dia 15, pouco mais de três meses depois de uma das esteiras de exportação ser paralisada após parte da estrutura ceder. A informação é da SCPar, que administra o complexo portuário, e já havia prorrogado esta previsão em outras oportunidades por conta da interferência climática na execução dos trabalhos. Ao todo, a reforma demanda recursos próprios do porto na ordem de R$ 8,5 milhões.

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De acordo com Luis Furtado, diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, a expectativa era de que a esteira voltasse a funcionar nesta quinta-feira (7), porém, devido ao tempo e aos impactos da greve dos caminhoneiros – encerrada na semana passada – o novo prazo foi estabelecido para a semana que vem.

— O tempo muito chuvoso acabou demandando mais tempo para a execução da obra. A greve também atrapalhou, porque foram cerca de dez dias dos caminhoneiros parados e essa paralisação interrompeu a chegada de materiais. A partir de hoje (quarta-feira) algumas peças menores começam a chegar e o trabalho segue de forma contínua — explica.

O acidente com uma das duas esteiras de carregamento que operam no terminal ocorreu na manhã do dia 11 de março e, desde então, a capacidade total de operações ficou comprometida em cerca de 30%. Durante uma semana após o acidente, as duas esteiras do terminal graneleiro chegaram a ser desativadas, para garantir que a movimentação de uma delas não causasse mais problemas na estrutura da galeria que cedeu. Com isso, uma fila maior do que o normal se formou no terminal portuário e o tempo de espera chegou a até 25 dias em 12 de abril, conforme empresas que operam no porto.

Agora, segundo Furtado, há apenas dois navios aguardando para atracar em pleno pico da safra da soja. O primeiro deles chegou no dia 1º e deve iniciar o carregamento na quinta-feira, o outro, chegou nesta semana. Além disso, ele defende que não houve desvios de rota de navios que estavam programados para chegar na unidade e, em maio, houve o embarque de 600 mil toneladas de grãos. A quantia representa 80% do carregamento realizado no mesmo mês do ano passado, com funcionamento dos dois trippers.

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Empresas que atuam no local, ouvidas pelo A Notícia, também se mostram otimistas com a regularização dos embarques para exportação no terminal até a próxima semana. Quanto a demora de cerca de 90 dias para a entrega da obra, a SCPar afirma que prezou pela segurança dos operários, além da decisão de realizar uma reforma total na esteira, e não apenas consertar a avaria que causou o problema. Para isso, empregou os recursos na construção de uma nova galeria e na troca de várias peças em toda a extensão do corredor 15-B.