A Albatroz Arquitetura e Construção e Restauro vai ser a responsável pela obra de restauro do Palácio Marcos Konder, que abriga o Museu Histórico de Itajaí. A definição ocorreu com a abertura da licitação na manhã desta quinta, quando apenas uma proposta foi apresentada. A partir da assinatura do contrato, prevista para ocorrer em cerca de 30 dias, a empresa terá 12 meses para executar o serviço.

Continua depois da publicidade

De acordo com o superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, que administra o palácio, Antônio Carlos Floriano, a empresa vencedora da licitação tem histórico de obras do gênero no município:

– A Albatroz é a empresa que fez o restauro do Mercado Público e da Casa Lins.

O Museu Histórico de Itajaí fechou as portas para a visitação e atendimento educativo dia 10 de abril. O local vai receber melhorias como a higienização, catalogação e indexação virtual para futura pesquisa virtual.

Continua depois da publicidade

Além disso, o imóvel será contemplado com pintura interna e externa, instalação de uma rampa e um elevado para facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais. O restauro do prédio vem da necessidade de suprir o desgaste natural da estrutura ao longo dos 89 anos de existência.

O palácio, situado na rua Hercílio Luz, esquina com a qvenida Marcos Konder, no Centro, foi planejado em 1921. A construção foi concluída e entregue à comunidade em 22 de outubro de 1925, pelo prefeito Marcos Konder. Chamado à época de Superinthendência de Itajhay, o espaço abrigou os três poderes da República: Fórum (até 1953), prefeitura (até 1973), e Câmara de Vereadores (até 1999).

A obra será financiada com recursos do governo do Estado, do município e a partir da captação por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O valor de referência para o serviço estabelecido na licitação foi de R$1,9 milhão. A empresa vencedora apresentou proposta de execução orçada em R$ 1,8 milhão.

Continua depois da publicidade