O restauro do Palácio Marcos Konder, que abriga o Museu Histórico de Itajaí, tem o objetivo de revitalizar o imóvel, além de ampliar os espaços expositivos. A manutenção vai proporcionar melhores condições de armazenagem para as reservas técnicas, espaços adequados aos setores administrativo, educativo, higienização e restauro.

Continua depois da publicidade

O imóvel também será contemplado com pintura interna e externa, instalação de uma rampa e um elevador para facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais.

Segundo o superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Antônio Carlos Floriano, o projeto já está em processo de licitação e as propostas devem ser abertas até o dia 29 deste mês.

A obra, que deve ser concluída em um ano após o encerramento do processo licitatório, também atende um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.

Continua depois da publicidade

– Será feito o restauro completo da edificação, que no ano que vem completa 90 anos, já preparando para a construção do edifício anexo. Vão ser colocadas rampas e um elevador para dar acessibilidade total. Também será ampliado o espaço de visitação para novas coleções e para uma exposição maior do acervo – comenta.

Floriano também explica que o prédio anexo foi projetado todo em vidro e aço, contrastando com a estrutura atual. Serão 494 m² para abrigar o acervo e setor administrativo do museu. A praça Arno Bauer também será revitalizada após a saída do camelódromo:

– Enquanto o prédio está em obras, vamos fazer um trabalho de catalogação do acervo para que ele seja disponibilizado para pesquisa online, além de higienização das peças.

Continua depois da publicidade

A obra será financiada com recursos do governo do Estado, do município de Itajaí e da captação por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O valor do investimento é de R$ 1.940.782,03. Além disso, o setor de Educação Patrimonial atenderá os agendamentos nas unidades de ensino, públicas ou particulares.