A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de calamidade pública em Coronel Freitas e Saudades, as duas cidades mais atingidas pelas fortes chuvas no mês de julho no Oeste de Santa Catarina. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil de SC finaliza relatório sobre as chuvas no Oeste

No estado de calamidade pública, os danos causados por um desastre comprometem fortemente ou totalmente a capacidade de resposta de um município em serviços básicos como transporte, saúde, água, luz e telefone.

Moradores de cidades em situação de emergência terão acesso ao FGTS

Continua depois da publicidade

Governo deve iniciar repasses para Oeste em agosto

O decreto de calamidade – e a oficialização dele por parte da Defesa Civil Nacional – agiliza a solicitação e envio de recursos federais para ações de socorro, assistência às vítimas (como liberação do FGTS), restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

Balanço das chuvas

No balanço final divulgado na terça-feira, a Defesa Civil catarinense detalha que foram 63 municípios do Oeste afetados de alguma forma pelas chuvas, sendo que Coronel Freitas e Saudades decretaram calamidade pública e outras 32 cidades decretaram situação de emergência.

Acumulados de chuva ultrapassaram o previsto para todo o mês de julho

No auge dos temporais do dia 14 de julho, 28.755 pessoas foram afetadas, com 3.667 desalojadas e 108 desabrigadas. Duas pessoas morreram – uma em decorrência da correnteza em Coronel Freitas e outra por uma descarga elétrica em São Joaquim – e 10 ficaram feridas.

Continua depois da publicidade