Em visita a Chapecó nesta quinta-feira, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou que os moradores de cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias terão acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O fundo será liberado para os municípios que decretaram situação de emergência e estado de calamidade pública assim que os documentos que comprovam a situação chegarem ao ministério.

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, até a manhã desta quinta-feira, 50 municípios haviam sido afetados pelo mau tempo, 15 deles decretaram estado de emergência e três – Coronel Freitas, Maravilha e Saudades – estado de calamidade pública.

Nesta quinta-feira, o ministro ainda vai visitar as três cidades que decretaram estado de calamidade pública para se reunir com os prefeitos e discutir outras ações de ajuda aos municípios.

Em Saudades, família subiu em árvore para se salvar das chuvas:

Continua depois da publicidade

Nesta manhã, o ministro se reuniu com o governador do Paraná, Beto Richa, em Curitiba, para discutir a situação do estado. O Paraná também sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias. Um tornado chegou a atingir a cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste.

Previsão do tempo: chuvas diminuem mas quinta-feira tem céu encoberto

Além do ministro, integram a comitiva do Ministério da Integração Nacional o secretário substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Gomes, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Élcio Barbosa e dois técnicos do centro.

* com informações do repórter Darci Debona