A Defesa Civil finalizou nesta terça-feira o relatório que contabiliza os estragos causados pelas fortes chuvas no mês de julho no Oeste de Santa Catarina. No balanço final, 63 municípios da região foram afetados de alguma forma, sendo que Coronel Freitas e Saudades decretaram calamidade pública e outras 32 cidades decretaram situação de emergência.

Continua depois da publicidade

Acumulados de chuva ultrapassaram o previsto para todo o mês de julho

No auge dos temporais do dia 14 de julho, 28.755 pessoas foram afetadas, com 3.667 desalojadas e 108 desabrigadas. Duas pessoas morreram – uma em decorrência da correnteza em Coronel Freitas e outra por uma descarga elétrica em São Joaquim – e 10 ficaram feridas.

Moradores de cidades em situação de emergência terão acesso ao FGTS

Continua depois da publicidade

As prefeituras das 63 cidades elaboraram Planos de Trabalho e Reconstrução que foram repassados para a Defesa Civil afim de contabilizar os prejuízos e centralizar a busca por recursos. Ao todo, as despesas chegam a R$ 71.537.757,24, sendo que R$ 21.435.416,12 desses são no setor público.

Governo deve iniciar repasses para Oeste em agosto

– Agora vamos para a etapa de captação de recursos para auxiliar os municípios na reconstrução – afirma a diretora de repostas aos desastres, Caroline Margarida.