A chuva forte deste fim de semana está elevando rapidamente o nível do rio Itajaí-Açu. Conforme o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops), a previsão é que as águas atinjam 7,50 metros às 7h da amnhã deste domingo. As primeiras ruas começam a ser atingidas com 7,40 metros. Confira aqui a cota da sua rua.
Continua depois da publicidade
Uma equipe da Defesa Civil está avisando as comunidades das áreas mais baixas, como a rua 1º de Janeiro, na Itoupava Norte. Neste sábado, a prefeitura atendeu oito ocorrências de deslizamentos em Blumenau. Famílias foram orientadas a sair de duas casas sob risco no bairro da Glória. Os demais casos foram de menor gravidade, conforme o secretário de Defesa do Cidadão, Telmo Duarte:
– Nossa maior preocupação, neste momento, é com os deslizamentos, até pelo horário, que é quando as pessoas estão dormindo. Se ouvirem algum barulho estranho, as pessoas devem sair imediatamente.
À 1h deste domingo, o nível do rio Itajaí Açu alcançou a marca de 6,16 metros, o que fez a Defesa Civil entrar em estado de alerta. Durante a noite deste sábado o nível subiu, em média, 20 centímetros por hora. Acompanhe aqui os níveis dos rios da região.
Continua depois da publicidade
O prefeito Napoleão Bernardes reuniu-se com a equipe da Defesa Civil, que permanecerá de plantão durante toda a madrugada. Conforme o site do Alertablu, órgão responsável por monitorar e avisar a população sobre as cheias, a chuva acumulada nas últimas 24 horas superou 70 milímetros em alguns bairros de Blumenau. Conforme a Epagri/Ciram, deve continuar chovendo ao longo do domingo em Santa Catarina.
Outras regiões do Estado também já sofrem com transtornos provocados pelas chuvas. Em Jaraguá do Sul foram registrados deslizamentos e algumas ruas ficaram alagadas. Ao todo, mais de 30 mil imóveis ficaram sem energia elétrica devido à ação do tempo conforme levantamento feito pela Celesc.