O mau tempo provocou queda de energia em 38.039 unidades consumidoras do Estado, segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, os bairros Centro, Pântano do Sul e a maior parte do Norte da Ilha ficaram sem luz.
De acordo com o engenheiro da Celesc, Adriano Luz, o vento forte na cidade abriu alimentadores (que distribuem a energia das subestações para os bairros) nestas regiões, o que causou a queda de energia. O choque de galhos e objetos nos fios com o vento também contribuíram para os problemas técnicos, como explicou Adriano.
Luz afirma que os esforços da companhia para recuperar a energia no Norte da Ilha fizeram com que as residências do Centro ficassem sem suporte técnico por mais tempo. A luz já voltou na região Norte e, no Centro e em outros bairros de Florianópolis, como Itacorubi, Costeira e Saco dos Limões, há casas ainda sem energia. A Celesc informou que os problemas nos bairros citados já estão sendo reparados.
Às 19h30, a Capital estava com 15.291 unidades consumidoras sem energia – todas por interrupções acidentais. Itajaí vem na sequência com 9.272 unidades consumidoras sem energia, no horário, também por interrupções acidentais.
Continua depois da publicidade
Por conta destas ocorrências, o 0800 da Celesc está congestionado. A orientação da empresa é que as pessoas com problema no abastecimento mandem um SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora ou CPF do titular da conta.
Informações atualizadas em: http://celgeoweb.celesc.com.br/mapas/home/
A assessoria da Celesc informou que todas as equipes de emergência estão nas ruas trabalhando com reforço para que toda a rede seja reestabelecida.