O Partido dos Trabalhadores desembarca oficialmente do governo municipal de Jaraguá do Sul nesta terça-feira. O anúncio de redução de cargos comissionados – de forma desproporcional e injusta, na avaliação das lideranças petistas – teria sido a “gota d?água” para um descontentamento que se arrasta há vários meses.

Continua depois da publicidade

O PT tem hoje dez cargos de confiança e o prefeito Dieter Janssen solicitou que fossem reduzidos a quatro. O vereador João Fiamoncini recusou a proposta e, em acordo com a executiva municipal, ofereceu todos os postos ocupados.

– Já não tínhamos força dentro do governo e percebemos que não dá mais para continuar juntos – disparou Fiamoncini.

Como único vereador petista, ele diz que vai manter a mesma postura na Câmara, de fiscalizar os atos e cobrar melhorias.

Para as eleições do ano que vem, não há chances de o PT estar com o PP na mesma coligação, afirma o presidente municipal, Marcel Salomon. As conversas mais afiadas estão com o PSD, do vereador Jeferson de Oliveira e do tucano Jair Pedri, que anunciou a troca para o PSD.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::

Dúvida

O vereador João Fiamoncini e o presidente Marcel Salomon dizem que a ruptura é total e afirmam que a controladora do município, Fernanda Klitzke, também deixará o cargo – o único ocupado do partido no primeiro escalão. Questionada, Fernanda não respondeu se sai ou não do cargo, mas afirmou que não está mais filiada no partido.

—————

Outros destaques do Portal Jaraguá:

Positivo

Entre tantos cenários negativos na previsão do ano que vem, o professor e economista Antônio Kandir apontou um motivo de alegria aos brasileiros. A inflação, que este ano deve bater os 10% ou até superar um pouco, terá recuo expressivo em 2016, na casa dos 6%, aposta ele. Segundo Kandir, as tarifas públicas já não vão contaminar tanto os preços e o consumo continuará em baixa.

Ponte do Jaraguazinho

Moradores do bairro Jaraguazinho estão preocupados com a demora na conclusão das cabeceiras para a ponte na localidade de Tifa Lennert. Eles reclamam que foram duas semanas sem atividade, mas que finalmente as máquinas da prefeitura retornaram ao local. A ponte foi doada pela Defesa Civil estadual, e havia promessa de entrega para agosto.

Educação

O Prêmio Professor Nota Mil foi oficialmente lançado na noite de segunda-feira, pela Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Acijs. O projeto busca estimular novos projetos de ensino e valorizar a meritocracia – três professores vão ganhar uma viagem à Alemanha, onde conhecerão experiências de sucesso. Para a classe empresarial, que vai bancar o prêmio, a união dos esforços precisa estar centrada nos três pilares: aperfeiçoamento profissional, estrutura física adequada e envolvimento dos pais com a escola.

Continua depois da publicidade

Apresentação

A Weg agendou para dia 11 de novembro, no hotel Mercure de Jaraguá do Sul, a reunião anual com acionistas, analistas e investidores. Durante o evento, a empresa apresenta os principais resultados do ano e os investimentos feitos. São esperadas entre 50 e 60 pessoas, com peso expressivo para paulistas. Os últimos encontros anuais foram feitos em Joinville, São Paulo e Porto Alegre.

Ambiente

Esta quarta-feira será a primeira oportunidade para discutir a implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) do Itapocuzinho, em Jaraguá do Sul. Na audiência pública, marcada para as 19h, na Igreja Luterana do bairro Santa Luzia, a população será informada sobre os impactos ambientais da miniusina. A empresa de Blumenau iniciou os estudos para implantação em 2010 e ainda não tem uma estimativa de quando poderá funcionar, pois depende da autorização da Fatma.