Guaramirim poderá ter a primeira usina hidrelétrica em breve. Está em processo de licença ambiental, as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) Itapocu 1 e 3 – esta modalidade é para usinas com potência de até mil Kw, menores do que as PCHs. Na região, já há uma CGH no rio Itapocuzinho, operada pela Delmax, empresa de papelão e embalagem, de Jaraguá do Sul, e outra em Joinville, no Piraí.
Continua depois da publicidade
Com o programa SC + Energia, o governo do Estado incentiva o investimentos em energia renovável – como PCH, CGH, eólica e solar -, simplificando também os procedimentos para autorização. A Aneel pede o registro, mas não exige o relatório de impacto. Por isso, o Ministério Público está atento e tem recomendo estudos ambientais integrados das bacias hidrográficas em alguns casos.
Das 523 CGHs em operação no Brasil, pouco mais de cem estão em Santa Catarina, segundo dados da Aneel. Elas são responsáveis por cerca de 0,2% da matriz energética. É preciso diversificar a geração de energia no país – também com aproveitamento do sol, ventos e da biomassa, mas a responsabilidade com o entorno das comunidades não pode ser atropelada.
“São estruturas menores e mais simples, mas não necessariamente o impacto delas menor” – Alexandre Schmitt dos Santos, promotor de justiça do Meio Ambiente.
Fatma
Continua depois da publicidade
O pedido de licença ambiental prévia foi publicado com o logotipo da Fatma, na semana passada. Entretanto, o escritório regional do órgão em Jaraguá do Sul informou à coluna que não tem conhecimento sobre procedimentos para a instalação de hidrelétricas.
————
Outros destaques do Portal Jaraguá
Educação e infraestrutura
O secretário regional Leonel Floriani vai apresentar as propostas do Estado para os municípios da região, na noite desta segunda-feira, na Associação Empresarial. O advogado abraçou a educação como principal mote de atuação, e a maior ênfase deve mesmo vir deste tema. Já pelo lado do setor produtivo, as cobranças se concentram nas rodovias, que historicamente carecem de manutenção e aumentam os custos da logística.
15 mil
foram os visitantes do Museu Weg de Ciência e Tecnologia em um ano – desde a reabertura após a reforma.
Igualdade
Apenas Jaraguá do Sul e Florianópolis conseguiram aprovação das propostas para implantar um sistema de promoção da igualdade racial, na chamada pública federal. De acordo com o cronograma do Ministério, começa agora o período de ajustes e complementos para que, em novembro, sejam assinados os convênios e o pagamento da primeira parcela.
Continua depois da publicidade
Natal
Cerca de 150 lojistas já garantiram participação na campanha natalina da CDL de Jaraguá do Sul, que receberá novas adesões até dia 30. A promoção busca atrair consumidores às lojas com o sorteio de um carro, cinco TVs, dez smartphones e 20 vale-compras de R$ 2,4 mil.
BR-280
O Fórum Parlamentar Catarinense e o presidente da Fiesc ouviram do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, que as obras da duplicação da BR-280 não vão parar. Com a redução de verbas para o pagamento das empresas, o cronograma será prolongado, mas não interrompido.
Que cidade você quer?
Depois de um tempo fora do ar, a pesquisa sobre o zoneamento já está disponível novamente no site do Instituto Jourdan. As perguntas direcionam sobre o tamanho das calçadas e estruturas na rua, altura de edifícios e presença de indústrias. O Zoneamento faz parte da revisão do plano diretor, que já teve aprovada a etapa do Macrozoneamento.