O desafio de montar um motor elétrico, usando pilha, imã, alfinete, fio de cobre e lixa, garantiu diversão e aprendizado aos visitantes que marcaram presença ontem no Museu WEG de Ciência e Tecnologia, dia em que a instituição comemorou um ano da reabertura. A ação deve se repetir mais vezes a partir de agora. Para o ano que vem, está novamente prevista na agenda comemorativa do museu.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região

Segundo a educadora do espaço, Gabriella Eger Lux, a ação mostra um dos pilares da empresa e onde tudo começou.

– O primeiro passo será incorporar em datas comemorativas, depois iremos agregando a atividade durante as demais visitas.

Continua depois da publicidade

O grupo Baú de Ciências, de Florianópolis, foi responsável pela dinâmica, que ocorreu em três horários. O visitante tinha que abrir o kit e seguir o passo a passo dado pelos instrutores, mas, antes, aprendia sobre os três principais componentes de um motor: bobina, imã e eletricidade. Segundo o físico João Paulo Mannirich, o objetivo é colocar a mão na massa para se aprender conceitos básicos de um motor.

– Misturamos a teórica com a prática, assim as pessoas podem absorver e aprender como funcionam os objetos do dia a dia – destaca João.

Com o olhar de curiosidade, Manoela Gruetzmacher monta seu motor elétrico com ajuda do seu pai Volnei, que trabalha há 24 anos na WEG. Os dois se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Segundo Volnei, a filha tem muita curiosidade pelo serviço do pai e o museu é uma alternativa para explicar o que se faz dentro da fábrica.

Continua depois da publicidade

– Já viemos três vezes aqui. É engraçado que toda visita é um novo aprendizado – revela Volnei.

Nestes últimos 365 dias, 15 mil visitantes passaram pelo novo acervo, composto por 11 espaços temáticos que buscam homenagear os fundadores da empresa – Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva (em memória) e Geraldo Werninghaus (em memória). Desde sua fundação, há 13 anos, 135 mil pessoas passaram pelo espaço educativo.

Nas 11 salas do museu, cerca de 100 itens de acervo compartilham espaço com telas. São 30 televisores que passam audiovisuais sobre os temas de cada espaço, além de 12 telas touch que permitem a interatividade com o visitante. Há, ainda, cerca de dez objetivos interativos, que podem ser tocados e manuseados, como a bicicleta que gera energia e um globo terrestre.

Continua depois da publicidade

Serviço

O quê: Museu Weg de Ciência e Tecnologia

Quando: Terça-feira a Domingo, das 10 horas às 18 horas

Quanto: Entrada gratuita

Onde: rua Getúlio Vargas, número 667, Centro, Jaraguá do Sul