O Ministério Público instaurou 107 inquéritos para analisar se os imóveis ocupados pela Prefeitura de Jaraguá do Sul tem Habite-se e seguem as normas de segurança contra incêndio. É notório que algumas salas alugadas e construções próprias não teriam condições de funcionamento, mas a investigação do MP não partiu de denúncias, mas, sim, de uma reunião com entidades.
Continua depois da publicidade
Os bombeiros militares vistoriaram cerca de 80 locais (creches, escolas, postos de saúde, Creas e Cras, terminal de ônibus, por exemplo) e devem terminar a varredura ainda neste mês. Até o momento não foram encontradas irregularidades graves a ponto de interdição, apenas a falta de alguns equipamentos. Mas o que chamou a atenção do sargento Osvaldo Gonçalves foram as ausências. Na lista de edificações não estão nem o prédio da administração da Prefeitura e nem a Câmara de Vereadores.
A sede do Legislativo é um dos prédios públicos que não tem Habite-se. A presidente Natália Petry iniciou o movimento para regularizar a situação. Os bombeiros voluntários solicitaram uma série de laudos para saber se há condições de adequar o edifício e a Câmara está buscando orçamentos com engenheiros. Mas entre projeto e obras de execução, os custos para “organizar a casa” podem ser inviáveis, ainda mais se levar em conta a intenção de construir a nova sede.
——————–
Outros destaques do portal Jaraguá:
Continua depois da publicidade
Medicina
Mais uma vez o suspense permanece sobre a palavra final do MEC para a instituição de ensino que vai oferecer o curso de medicina em Jaraguá do Sul e em outras 38 cidades brasileiras. O MEC não tem uma data para o anúncio, já que o processo corre com decisão cautelar na Justiça. Pelo que tudo indica, a briga entre as entidades concorrentes e pelo modo como a seleção foi feita, o caso pode acabar em pizza e com o processo tendo que ser reiniciado do zero.
Homenageados
Três jaraguaenses de nascença e três de adoção recebem honrarias hoje, a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores, pela contribuição que deram (e ainda dão) à sociedade. Décio da Silva, Silvino Leier e Alfredo Guenther recebem o título de cidadão benemérito, e Aristeu Xenofontes Lenzi, Fernando Arthur Springmann e Victor Alberto Danich são reconhecidos como cidadãos honorários.
Paredes
O vereador João Fiamoncini (PT) denunciou que as casas do Loteamento Harmonia estão com infiltração. Entregues há um ano, os imóveis foram destinados a famílias que antigamente moravam em áreas de risco ou foram atingidas por desastres. Até hoje as famílias esperam pela escritura – o processo de desmembramento dos lotes já passou pelo cartório, mas aguarda o aval do Ministério Público.
Medicamentos
A Farmácia Básica de Jaraguá do Sul está com 13 remédios em falta esta semana – a maioria por problemas com fornecedores, informou a Secretaria de Saúde. O órgão desmentiu a afirmação do vereador Jeferson de Oliveira, na Câmara, e garantiu que nunca chegou a faltar 60 tipos ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
Sem água
O período de chuva intensa – que finalmente deu uma trégua ontem – dá mais um motivo de preocupação para os moradores do Vale do Itapocu, a dengue. Às vésperas do verão, os agentes se organizam para visitar casas e orientar sobre água parada. De janeiro a outubro deste ano, Jaraguá do Sul registrou 12 casos de dengue, Guaramirim teve quatro e Corupá apresentou um paciente.
Festa amarga
Ao invés de comemorar o aniversário de 54 anos de emancipação do município, ontem muitos massarandubenses dedicaram o dia para arrumar as estradas de chão – que já estavam ruins e foram ainda mais castigadas pelas chuvas. Alguns agricultores usaram maquinário próprio em prol das comunidades.
É tempo de Schützen
Todas as mudanças realizadas pela comissão organizadora da Schützenfest serão colocadas à prova a partir de hoje, quando a festa começa oficialmente. Música exclusivamente alemã, só comida germânica e o retorno às tradições prometem trazer de volta o orgulho jaraguaense de sediar a maior festa de tiro fora da Alemanha.