O Ministério da Educação (MEC) divulgou no fim da manhã desta sexta-feira, em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília, a instituição eleita para ofertar o curso de medicina em Jaraguá do Sul. A Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, cuja sede é no Rio de Janeiro, foi a escolhida. Ainda há prazo para as demais instituições concorrentes entrarem com recurso, entre os dias 13 e 22 de julho. Apenas no dia 28 de agosto ocorre a divulgação final da universidade escolhida.
Continua depois da publicidade
Segundo o ministro da Educação, Renato Janine, há prazo entre 13 e 18 meses para implantação dos cursos, sendo que entre o começo de 2016 e de 2017 as novas vagas devem ser preenchidas. O MEC cadastrou 39 municípios em todo o Brasil para receber os cursos de medicina e 36 propostas vencedoras foram divulgadas nesta sexta-feira, de um total de 216 concorrentes. No total, serão 2.290 vagas, sendo 50 em Jaraguá do Sul.
Cinco instituições concorriam para receber o curso em Jaraguá do Sul. Além da Estácio de Sá, o Instituto Educacional Santa Catarina Ltda. (Jangada), a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (mantenedora da Católica de SC), a UNIC Educacional Ltda. e Sociedade Nilza Cordeiro Herdey de Educação e a Cultura S/S Ltda. Em uma lista preliminar divulgada em abril, a Católica SC e o Jangada figuravam como líderes da relação.
Entre os critérios utilizados para a seleção da instituição está a análise de projeto pedagógico, da infraestrutura que deve ser oferecida, além da proposta de formação na docência em saúde, a contrapartida para o SUS e até a possibilidade de bolsas para os acadêmicos.
Continua depois da publicidade