Jaraguá do Sul foi a única cidade catarinense contemplada pelo Ministério da Educação para receber um novo curso de medicina. Ontem, o prefeito Dieter Janssen se reuniu com os ministros da Educação, José Henrique Paim, e da Saúde, Ademar Arthur Chioro, para oficializar a lista dos 39 municípios contemplados. O evento ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Continua depois da publicidade

– É um orgulho sermos contemplados com esse curso. Foram 205 cidades inscritas, mas apenas 39 foram contempladas – destaca prefeito.

Na próxima semana, será iniciado o processo de credenciamento das entidades interessadas em concorrer ao curso de medicina. Cada instituição deverá cumprir uma série de exigências do MEC. O Centro Universitário Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, é uma das instituições interessadas. Desde 2012 mostra vontade para que esse projeto se concretize.

Segundo o prefeito, o processo é lento por causa da parte burocrática. Em março deste ano, a Comissão de Avaliadores do Ensino Médico do Ministério da Educação (MEC) esteve em Jaraguá do Sul para avaliar os dois hospitais da cidade e os postos de saúde dos bairros Santa Luzia, Amizade e Czerniewicz.

Continua depois da publicidade

O prefeito acredita que, até 2016, o curso de medicina já esteja com sua primeira turma. Conforme Dieter, o processo é demorado pois a estrutura de laboratórios e salas de aulas deverão ser construídas pela intuição ganhadora.

O reitor da Católica, Robert Burnett, já havia confirmado que a entidade tem interesse de participar da seleção. Burnett afirma que, se o centro universitário for aprovado, a meta é investir inicialmente R$ 6 milhões no aparelhamento de laboratórios, bibliotecas e salas de aula.

– Sabemos que iremos concorrer com outras instituições. Mas já elaboramos um bom projeto e acredito que temos boas chances de vencer o edital- diz.

Continua depois da publicidade

Além da Católica, a Faculdade Jangada, de Jaraguá do Sul, demonstrou interesse pelo curso. Segundo o reitor, Pedro de Abreu Gaspar, a instituição está aguardando o edital para avaliar o detalhamento das exigências do MEC e ver se tem real interesse.