O diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Edemir Alexandre Camargo Neto, afirma que o Complexo Penitenciário do Médio Vale, em construção no bairro Ponta Aguda em Blumenau, vai mudar a realidade do sistema carcerário da região, a exemplo do que ocorreu com Itajaí.
Continua depois da publicidade
:: Comitiva da OAB visita o presídio de Blumenau
:: Leia mais notícias de Blumenau
:: Curta a nossa página no Facebook
Continua depois da publicidade
– O Estado estaria inerte se não fizesse nada, mas em todas as recomendações que as instituições fizeram o Estado está trabalhando. Blumenau ainda não é o que queremos em termos de sistema prisional, mas buscamos mudança e a resposta do nosso trabalho é a construção da penitenciária nova, e esta é uma primeira fase de muitas que vão mudar o conceito de sistema prisional no Médio Vale.
De acordo com Camargo, a obra do Complexo está 40% concluída e a empresa deve entregar o espaço até janeiro de 2016, concluindo a primeira fase dentro do prazo.
A estrutura localizada será entregue inicialmente com 600 vagas para presos condenados. Só quando forem construídos o presídio e o regime semiaberto – ainda não há data para que isso ocorra – é que o prédio atual será desativado.
Continua depois da publicidade