O Departamento de Administração Prisional (Deap) divulgou uma nota oficial para esclarecer o motim acontecido no Presídio Regional de Blumenau na tarde deste domingo. Jonathan Sander Coito, 21 anos, natural de São Miguel do Oeste, foi o homem morto durante confronto com agentes de segurança. A segurança na unidade permanece reforçada por equipes do Estado que no momento realizam revista geral na unidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o que ocorreu foi uma tentativa de fuga frustrada por servidores do Presídio. Normalmente, as tentativas frustradas geram uma exaltação de ânimos por parte dos detentos, o que pode ser classificado como amotinamento, explicou o assessor do diretor do Deap, David Santana. Confira a nota na íntegra:
O Departamento de Administração Prisional (Deap) informa que na tarde deste domingo, 15, uma tentativa de fuga frustrada no Presídio Regional de Blumenau acabou com a morte de um preso e um vigilante ferido.
Jonathan Sander Coito, 21 anos, natural de São Miguel do Oeste, cumpria pena por tráfico de drogas e foi alvejado ao tentar evadir-se da unidade prisional após cerrar as grades do pátio e tentar render um vigilante, que acabou ferido com um tiro.
Continua depois da publicidade
A situação foi absolutamente controlada no final da tarde e o Presídio Regional, que conta com o reforço de equipes da região e da Capital, passa no momento por procedimentos de revista geral nas galerias. Todas as medidas legais, periciais e correcionais já foram tomadas.
Veja também
>>> Túnel de oito metros é descoberto no Presídio de Blumenau
>>> Detento é morto durante motim no Presídio Regional de Blumenau