Na manhã desta segunda-feira um túnel com cerca de oito metros de extensão e 1,5 metros de altura escavado dentro do Presídio Regional de Blumenau foi fechado com concreto. A passagem foi descoberta em uma das celas da galeria A2 por volta das 18h deste sábado.

Continua depois da publicidade

De acordo com o chefe do plantão da unidade, Dóris Edson Klabunde, caso o túnel tivesse avançado mais três metros e ultrapassado o muro, 32 detentos poderiam ter fugido. Dentro do buraco cavado rente ao piso da unidade, foram encontradas oito lâmpadas e dois ventiladores para manter a circulação de ar. Klabunde observa que o túnel foi escavado em pouco mais de 24 horas.

– Fazemos vistorias nas celas todos os dias. E a última vistoria antes do túnel ser descoberto foi na sexta-feira, pelas 16h. Então eles abriram o túnel de um dia para o outro. Descobrimos porque eles estavam agitados, tentando obstruir a vista da cela com toalhas – explica o chefe do plantão.

Com a fuga descoberta, os 32 detentos serão encaminhados para o isolamento. Os envolvidos na tentativa de fuga devem ser ouvidos para verificar quem comandou a ação. Atualmente, o presídio de Blumenau tem 976 detentos.

Continua depois da publicidade