O sábado amanheceu ensolarado em Florianópolis, perfeito para ir à praia e admirar as belas paisagens da Ilha. Pelo menos 3.700 pessoas acordaram cedo para aproveitar este dia, mas de uma maneira um pouco diferente. São os competidores das 400 equipes participantes da 20ª edição da corrida de revezamento Volta à Ilha, que faz o contorno à Ilha de Florianópolis por um trajeto de 140km entre trilhas, areia e asfalto.
Continua depois da publicidade
::: Fique atento ao trânsito e às dicas para aproveitar o Volta à Ilha
::: VÍDEO: Atleta supera alcoolismo e realiza sonho no Volta à Ilha
::: Confira a história de 20 anos do Volta à Ilha
Continua depois da publicidade
Pouco depois das 14h, os competidores mais avançados já completaram todo o trecho Norte e Leste e passam pelo Sul da Ilha, próximos à base aérea. Na liderança da categoria de duplas, despontam os atletas da equipe André Villarinho, de Goiânia, que conseguiram abrir vantagem da dupla campeã da edição passada, os gaúchos da Cia dos Cavalos, de Porto Alegre.
Enquanto isso, a grande maioria das equipes ainda faz os trechos entre a praia da Joaquina e a da Armação., ainda tendo pela frente o trecho mais difícil: o Morro do Sertão. Um corredor de cada time percorre cada uma das 18 seções da prova (confira o trajeto completo no mapa abaixo), e troca com outro integrante nos postos de revezamento. O restante da equipe se desloca até o próximo ponto de troca e fica à espera do atleta, no que se transforma no momento mais agradável do evento: a confraternização.

Prova começou na madrugada
Os primeiros participantes do 20º Revezamento Volta à Ilha largaram do Trapiche da Av Beira-mar Norte às 4h15min deste sábado. Até às 7h45, todas as equipes, fossem duplas ou octetos, deram início a sua prova divididas em 17 baterias, dos grupos de ritmo mais lento, até os de ritmo mais forte (confira o trajeto completo no mapa abaixo).
Continua depois da publicidade
Ainda cedo, muitos antes mesmo do nascer do sol, os corredores seguiram, revezando-se entre os integrantes de cada time, em direção ao Norte da Ilha, passando pelos bairros de João Paulo, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. De lá, tiveram que fazer uma pausa para um passeio de Banana Boat que os levou até a praia da Daniela, onde começaram a correr na areia.

Perto das 11h, quase todas as equipes já haviam terminado o trecho de Jurerê a Cachoeira de Bom Jesus. Os octetos mais rápidos já passaram até pelo difícil trecho das dunas do Santinho e começam a chegar em Moçambique.
A previsão é que os campeões das duplas sejam conhecidos por volta das 15h. Porém, não serão necessariamente os primeiros atletas a cruzarem a linha de chegada. Equipes com oito corredores devem chegar de volta ao Trapiche primeiro, mas os campeões gerais da prova só serão oficializados no domingo, já que será preciso conferir se não houve penalidades nos pontos de troca e calcular os tempos corretos de acordo com a bateria de largada.
Continua depois da publicidade