Os 140 quilômetros do Revezamento Volta à Ilha, que acontece neste sábado em Florianópolis, propõem aos atletas um caminho de superação. Para alguns serão apenas alguns trechos, para outros – que correm em dupla – será metade da prova. Mas para Ana Flores, o Volta à Ilha também propõe a realização de um sonho: participar da largada da prova, após superar o vício do álcool que a afastou das corridas por 20 anos.

Continua depois da publicidade

::: Fique atento aos detalhes do trânsito e dicas para aproveitas a prova

– A minha recuperação em abandonar o álcool foi uma determinação de começar o tratamento e terminar, se curar. A corrida é mesma coisa. Você inicia e busca terminar. É uma vitória quando se chega ao final. Todos somos vitoriosos quando conquistamos um objetivo, seja qual for – compara Ana.

.::: Leia tudo sobre esportes outdoor no Aventura SC

Continua depois da publicidade

::: Confira a história de 20 anos do Volta à Ilha

Quando adolescente, Ana morava em Brasília, praticava atletismo e se destacava na prova de 800 metros, mas ao 20 anos, começou a beber e nove anos depois era alcoólatra. Desse tempo, ela não guarda mais fotografias, ela não mais corria, ela se sentia sozinha.

– Perdi toda a perspectiva do atletismo. A alegria de correr e de viver, aquele prazer. A bebida me levou para o fundo do poço – lembra a atleta amadora.

Mas Ana deu a largada para a recuperação. Começou e passou por cinco anos de dificuldade. O suicídio chegou a ser escolha em momentos de desespero. Até que com a ajuda do irmão, Ana reencontrou o caminho do esporte que serviu de motivação para focar energia e tempo.

Continua depois da publicidade

– Meu irmão foi o grande professor. Insistiu para que eu voltasse a correr e me inscreveu a em um corrida em Curitiba. Cheguei em último, mas as pessoas dos prédios gritavam, “vai lá, você consegue” – e isso me ajudou.

Dez anos depois daquela corrida em Curitiba, Ana é professora de Educação Física. Está de bem com a vida e cercada de fotografias. Com 50 anos, participará do Revezamento Volta à Ilha e treina para provas maiores.

– Durante quase 20 anos, não tenho histórias registradas. Mas voltei a ter fotografias na minha vida e cada largada é a certeza da recuperação, da bebida.

Continua depois da publicidade

20º Revezamento Volta à Ilha

A corrida de revezamento Volta á Ilha será neste sábado, com largada a partir das 3h da manhã na Avenida Beira-Mar Norte. Ao todo 3,7 mil atletas participarão da prova divididos em 400 equipes. São 140 quilômetros de trilhas, praias, dunas, asfalta cruzando pelos tradicionais pontos turísticos e bairros de Florianópolis. Os primeiro atletas devem completar a prova a partir das 14h, também na Avenida Beira Mar Norte.