A Secretaria da Saúde de Joinville e o Instituto Vida de Assistência e Saúde, de Garuva, assinam o convênio que autoriza a contratação de médicos na próxima segunda, às 15 horas, em Joinville. O documento contempla as áreas de ortopedia e clínica geral.

Continua depois da publicidade

A decisão foi acertada numa vídeo conferência realizada às 9h desta sexta-feira, quando ambas as partes definiram as estratégias para a ampliação do serviço público de saúde no município. O contrato temporário tem como objetivo minimizar as filas no atendimento de saúde em Joinville – que, atualmente, chega a 109 mil pessoas.

Nesta quinta, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de Florianópolis, derrubou a liminar que impedia a realização do convênio para a contratação dos médicos. Na decisão, a desembargadora Ligia Maria Teixeira Gouvea justificou que “a dor e a vida não podem esperar”.

O convênio terá prazo de duração inicial de seis meses. Qualquer alteração exige que o tema seja novamente discutido e votado na Câmara de Vereadores.

Indefinição

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria da Saúde, Larissa Brandão, os únicos dois pontos a serem definidos são a escala de trabalho e a quantidade de profissionais por unidade. O Instituto Vida de Assistência e Saúde ainda precisa apresentar uma resposta sobre essas questões à Secretaria de Saúde.

– Passaremos a atender a fila da ortopedia, com sala na Unidade de Pronto Atendimento Leste, além de trabalhar em caráter de mutirão. Os clínicos irão cobrir as escalas nos PAs, principalmente no Sul – afirma a secretaria.

A partir da assinatura do convênio, o Instituto de Garuva terá 48 horas para passar a atender. Ou seja, os médicos começarão na quarta, dia 28.