Os motoristas que trafegam em direção às praias de Itapoá e de Guaratuba (PR) pela SC-417 terão uma solução para as constantes filas da temporada de verão. É que, depois de quatro anos em obras, o contorno viário de Garuva finalmente poderá ser usado por carros e caminhões, servindo de atalho para quem parte de Joinville e não quer passar pela área urbana de Garuva. Os veículos que vêm do Paraná continuam tendo como primeira opção o acesso principal de Garuva, onde por cerca de três quilômetros a velocidade é limitada a 40 km/h e a 60 km/h, conta com sinaleiro e lombada eletrônica.

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A entrega oficial da obra ainda não está definida por causa do impasse em uma das pontas do contorno. No acesso à BR-101, no sentido a Joinville, a passagem continuará bloqueada enquanto o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) não resolver quem irá colocar os 24 postes de iluminação previstos para o viaduto. Na interseção com a SC-417, há cones de sinalização que também bloqueiam a passagem, mas muitos motoristas, de carros e caminhões, já dão um jeitinho para acessar a rodovia e seguir em direção às praias.

O contorno de Garuva tem nove quilômetros de extensão e está com 98% dos trabalhos concluídos, diz o Deinfra. A parte de pavimentação e sinalização já está concluída. O que falta fazer é a drenagem superficial da pista, com a instalação de sarjetas na intersecção com a SC-417.

Nas proximidades da BR-101, apenas o viaduto está com o trânsito bloqueado
Nas proximidades da BR-101, apenas o viaduto está com o trânsito bloqueado (Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia)

Conforme o superintendente regional do Deinfra, Ademir Machado, tratativas estão em andamento para que a Autopista Litoral Sul, concessionária da BR-101, assuma a conclusão da obra, instalando a parte da iluminação. Esse acordo, diz Machado, está respaldado pela lei e evitaria a abertura de nova licitação, o que atrasaria ainda mais a conclusão da obra. Até o momento, o Estado investiu R$ 31,7 milhões no contorno.

– Queremos abreviar o tempo e entregar o contorno logo para que ele possa ser utilizado em sua totalidade e sem problemas, antes da temporada de verão – diz Machado.

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Em nota, a Autopista Litoral Sul informa que a iluminação está prevista no projeto de construção do novo trevo do Contorno de Garuva e, portanto, deve ser desenvolvido e executado pelo Deinfra.

Com a inauguração do contorno, o trânsito de caminhões na SC-417 deve diminuir bastante. Muitos deles usam a rodovia para acessar a SC-416, que leva os motoristas ao Porto Itapoá.

– O contorno está preparado para receber até cinco mil veículos por dia, leves e pesados. É uma obra importante e seguramente vai melhorar bastante o tráfego na região – afirma o fiscal de obra do Deinfra, engenheiro Rodney Heyse.

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Silêncio deu lugar ao barulho de carros e caminhões

Lauro mora às margens da estrada
Lauro mora às margens da estrada (Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia)

Embora ainda não esteja em plena operação, o trânsito no contorno já provoca mudanças para os moradores. Na localidade de Palmital, onde o silêncio predominava, agora ele é substituído pelo barulho de carros e caminhões. É o que constata o aposentado Lauro Fischer, de 64 anos, que mora perto da ponte sobre o rio da Onça, no km 5 do contorno. Segundo ele, quando comprou a propriedade há 15 anos, havia apenas uma estrada de chão, cheia de buracos.

– Isso aqui mudou muito. Temos menos sossego, é verdade, mas o deslocamento até a BR-101 e Garuva melhorou bastante. Antes, a gente levava entre 15 e 20 minutos de carro para atravessar cinco quilômetros. Agora, com o asfalto, fazemos em menos de cinco minutos – diz o aposentado.

Segundo ele, o movimento na estrada já é grande, principalmente nos finais de semana e feriados.

Obra teve muitas idas e vindas

Tráfego já já feito por caminhões
Tráfego já já feito por caminhões (Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia)

A ordem de serviço para a construção do contorno de Garuva foi assinada em janeiro de 2013 pelo governador Raimundo Colombo. Desde então, o obra teve pelo menos quatro atrasos devido à desapropriação de áreas particulares, construção de pontes e travessia sobre o oleoduto da Transpetro. Confira a linha do tempo:

  • 2011

  • O Deinfra já trabalhava no desenvolvimento do projeto do contorno de Garuva e fazia levantamento das desapropriações necessárias.

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  • O traçado previsto era de 18 km de extensão, com investimento de R$ 35 milhões.

  • 2012

  • No mês de junho, é assinado o edital de licitação para a contratação de responsável pela obra. O investimento previsto é de R$ 30,8 milhões para trecho que liga a BR-101, na altura do km 10, à entrada do rio Palmital.

  • Em novembro, o consórcio Empo/Fortunato é definido como responsável pela obra. A proposta vencedora foi de R$ 27,1 milhões.

  • 2013

  • No mês de janeiro, o governador Raimundo Colombo entrega a ordem de serviço das obras do contorno. Onze meses depois, as obras ainda estavam em estágio inicial.

  • 2014

  • Em agosto, os trabalhos continuam em ritmo devagar, principalmente por causa das desapropriações.

  • 2015

  • Em janeiro, as obras são paralisadas pelo governo do Estado por falta de acordo para desapropriação de área próxima à BR-101. Naquele momento, quase 60% estavam concluídos.

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  • No mês de maio, o prazo para a conclusão do contorno é adiado de outubro de 2015 para março de 2016.

  • Em agosto, cinco dos nove quilômetros estavam asfaltados. Também estavam em andamento as obras do viaduto, com previsão de entrega para abril de 2016.

  • 2016

  • Em fevereiro, as obras corriam risco de parar por causa das desapropriações. Pelo menos 77% dos trabalhos estão executados.

  • Em agosto, o governador Colombo reitera a necessidade de se resolver as questões com desapropriações para finalizar a obra até outubro.

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  • Em novembro, o Deinfra consegue tomar posse de dois imóveis desapropriados que impediam a continuam da obra.

  • 2017

  • Em fevereiro, obras estão na parte final, na localidade do Palmital, onde o contorno fará interseção com a SC-417.

  • No mês de outubro, 98% dos trabalhos estão concluídos. Falta apenas a instalação de postes de iluminação sobre o viaduto que passa sobre a BR-101. O impasse impede a inauguração do contorno, e o Deinfra busca uma solução com a Autopista Litoral Sul para terminar a obra e liberar o tráfego.