Quatro treinadores desembarcaram em Florianópolis nesta segunda-feira para o Congresso Técnico da Fifa: Vicente Del Bosque, treinador da Espanha; Carlos Queiroz, do Irã; Miguel Herrera, do México; e James Kwesi Appiah, de Gana. A previsão é que os comandantes das outras 28 seleções cheguem à Capital nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
O último dos quatro a chegar a Florianópolis foi o técnico da seleção espanhola, campeão da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Aparentando cansaço, Del Bosque deixou o aeroporto por volta das 23h40min sem falar com a imprensa.
O técnico Carlos Queiroz, do Irã, desembarcou em Florianópolis na noite desta segunda-feira, por volta das 20h. De cabelo aparado, ele não deixou de trazer a tiracolo seu terno Giorgio Armani. O comandante não conversou com a imprensa e seguiu direto para a sede do Congresso Técnico da Fifa, no Costão do Santinho.
Além do português, outros profissionais também chegaram à Capital catarinense no decorrer do dia. Desembarcaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz os treinadores das seleções do México e Gana, além de membros das delegações da Holanda, Camarões, Nigéria, França, Estados Unidos, Austrália e Espanha.
Continua depois da publicidade
O primeiro treinador a desembarcar foi o comandante da seleção de Gana, James Kwesi Appiah. Ele e sua comitiva rumaram com batedores da Polícia Militar para o Costão, chegando às 15h15min direto para os quartos.
Já o treinador da seleção mexicana parou para falar com os jornalistas no aeroporto e no hotel. Simpático, Miguel Herrera praticamente concedeu uma coletiva no saguão do Hercílio Luz. Ele demonstrou estar empolgado para conhecer os detalhes para a disputa do Mundial no Brasil.
– Vamos conhecer toda a estrutura disponível e também os outros técnicos – disse Herrera.
Continua depois da publicidade
Herrera também falou sobre a dificuldade de jogar a Copa no mesmo grupo que os donos da casa.
– Estamos em uma chave muito difícil, com a seleção mais forte que é o Brasil. O ideia é classificar. A Seleção (Brasileira) completa é muito perigosa. Todos falam de Neymar. Mas pensar só nele é não estar concentrado na seleção que tem bons jogadores, talentosos – alertou.
Dirigentes também já estão em Florianópolis, como o presidente da Conmebol Eugenio Figueredo e o chefe da divisão médica da Fifa, Michael D’Hooge.
Nesta terça-feira, a partir das 15h, ocorre uma coletiva de imprensa que vai decicir se Curitiba será confirmada como sede da Copa do Mundo de 2014. Estarão presentes o secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, do CEO do COL, Ricardo Trade, do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, além de representantes de Curitiba.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais
:: Entenda por que o Congresso Técnico é importante para SC
:: Jérôme Valcke desembarca em Florianópolis nesta terça-feira
:: Conheça o esquema de segurança do evento
Veja imagens da chegada das primeiras comitivas: