A partir desta segunda-feira será comum em Florianópolis o percurso de veículos escoltados pelas polícias Militar e Federal rumo ao Norte da Ilha. A ação faz parte do esquema de segurança em prática desde ontem, para o Congresso Técnico da Fifa, no Costão do Santinho. Os 32 técnicos, comissões técnicas, dirigentes da Fifa e personalidades terão tratamento especial na capital, pelo menos até sexta-feira, dia 21.

Continua depois da publicidade

Major Pinho explica mais detalhes da segurança

Em ação desde este domingo, o esquema de segurança vêm sendo mantido em sigilo pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) para evitar que o planejamento, iniciado em outubro, seja comprometido. Para o percurso até o Santinho. Nem a saída do aeroporto Hercílio Luz ou a base aérea da Aeronáutica foi confirmada. Pelo menos 13 instituições federais e estaduais, além da Guarda Municipal de Florianópolis, trabalham sob orientações da SSP e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. Esta é a operação que movimenta maior número de órgãos de segurança já feita no Estado.

Confira vídeo do trajeto do aeroporto até o Costão do Santinho

Continua depois da publicidade

A Força Nacional de Segurança – a mesma que esteve em SC durante a segunda onda de ataques, em fevereiro de 2013 – chegou quinta-feira à noite à capital. O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo autorizou o envio de tropas para trabalhar de terça a sexta-feira em Florianópolis, mas o prazo pode ser prorrogado. Segundo a portaria do ministério, a Força Nacional vem para “controle de tumultos e distúrbios civis, escolta e segurança aproximada dos Membros do Comitê Executivo da Fifa“. O contingente de militares envolvidos é mantido em segredo.

– É planejamento e é estratégico, não podemos divulgar nem o número nem o tipo de operações que serão feitas a partir de segunda até sexta-feira, quando começa a desmobilização – atesta o secretário de segurança, César Grubba.

Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky está confiante, mas reconhece que os protestos são o que mais preocupa. A Agência Brasileira de Inteligência monitora, inclusive, a movimentação no Acampamento Amarildo, terreno invadido, na SC-401, no Ratones, uma das possíveis rotas usadas para o Costão do Santinho.

Continua depois da publicidade

Próximo à entrada do Costão do Santinho Resort, uma área terá carros e motos da polícia militar e federal concentrados e de prontidão para fazer escoltas ou para agir, se necessário. Nos demais setores do hotel a tendência é que a segurança seja presente, mas discreta. O objetivo é não causar desconforto para quem estará no evento, nem problemas para a população.

As forças de segurança

Polícia Militar

Polícia Civil

Polícia Militar Rodoviária

Corpo de Bombeiros

Instituto Geral de Perícias

Polícia Rodoviária Federal

Polícia Federal

Agência Brasileira de Inteligência

Marinha

Exército

Aeronáutica

Força Nacional de Segurança

Guarda Municipal de Florianópolis

Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos

Foto: Felipe Carneiro