A Procissão do Senhor dos Passos, que em 2015 completa 249 anos, deve levar milhares de fiéis às ruas do Centro de Florianópolis neste final de semana. Neste sábado, às 20h, inicia a condução da imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral de Florianópolis. Segundo os organizadores, são esperadas mais de 60 mil pessoas no ato religioso, que ano passado reuniu 40 mil fiéis.
Continua depois da publicidade
::: Irmandade busca juventude cristã para manter viva tradição
::: Lavação da imagem do Senhor dos Passos à maior manifestação religiosa de Santa Catarina
::: Confira todas as notícias da Procissão do Senhor dos Passsos
Continua depois da publicidade
No domingo às 16h, está marcada a Procissão do encontro das imagens e retorno à Capela Menino Deus. Conforme informações da Guarda Municipal de Florianópolis, as ruas que fazem parte do trajeto, como a Avenida Mauro Ramos e Hercílio Luz, serão interditadas no momento da passagem dos fiéis. Na Praça XV fica proibido estacionar e parte dela também será interrompida durante a Procissão. A expectativa é que o ato dure em torno de 1h15min.
A procissão com a imagem, que é levada da capela ao lado do hospital até a Catedral de Florianópolis, no sábado, e retorna no dia seguinte para seu local de origem, começou a ser realizada em 1766. A maior manifestação religiosa de Santa Catarina inicia com a lavação da imagem de Senhor dos Passos.
A imagem do Senhor Jesus dos Passos representa a primeira queda a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão. As mãos seguram uma grossa cruz amparada no ombro esquerdo. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Enquanto a túnica de tecido roxo é decorada com bordados dourados.
Continua depois da publicidade
: A irmandade e a procissão
A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos foi fundada no dia 01 de janeiro de 1765, com o objetivo de desenvolver o culto e ser guardiã da imagem que, conta a história oficial, seguia para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, quando em 1764 atracou em Santa Catarina e por aqui permaneceu. “Por uma vontade divina”, pregam os fiéis. Essa comunidade é hoje a mantenedora do Hospital de Caridade.
:: Serviço
Sábado – 20h
Transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral de Florianópolis.

Domingo – 16h
Procissão do encontro das imagens e retorno à Capela Menino Deus.
