Desde segunda-feira, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, paralisou alguns serviços na unidade. As medidas foram adotadas por causa do atraso nos repasses de recursos do governo do Estado. No início da tarde desta terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o depósito de R$ 2,2 milhões na conta da organização social responsável pela gestão do hospital.

Continua depois da publicidade

Os serviços que estão paralisados são as consultas ambulatoriais, cirurgias eletivas, exames para pacientes não internados e transferência via central de regulação de leitos vazios, o que significa que o hospital não está recebendo pacientes de outras unidades.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Os serviços na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento emergencial, internações, pronto-socorro e tratamentos contínuos continuam sendo realizados. Destes serviços, o hospital anunciou que o pronto-socorro também pode ser fechado na próxima quinta-feira.

Cerca de 11 mil crianças passam todos os meses pelo hospital. A assessoria do hospital informou que está garantindo todo o tratamento aos pacientes já hospitalizados e que não faltam funcionários, remédios, alimentos ou fraldas.

Continua depois da publicidade

Pais de pacientes e representantes da saúde promovem atos em apoio ao Hospital Infantil de Joinville

O que está funcionando:

UTIs

Internação

Pronto-socorro apenas para atendimento de urgência e emergência

Cirurgias de emergências

Tratamento quimioterápico (apenas para quem já iniciou)

Tratamentos contínuos (ex.: retirada de gessos, acompanhamento pós cirúrgico)

O que não está funcionando:

Consultas ambulatoriais

Cirurgias eletivas (que não são urgentes)

Exames para pacientes não internados

Transferência via central de regulação de leito vazios (não recebe pacientes de outros hospitais de Santa Catarina, apenas do pronto-socorro)