Durante o evento de inauguração da fábrica de Araquari, o grupo BMW abriu as portas da produção e os convidados puderam ver, pela primeira vez, como é feito um carro de luxo na empresa alemã. À primeira vista, o ambiente impressiona pelo nível de organização, limpeza, claridade e, claro, pela beleza do veículo.
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Nesta fase de início da produção, parte das peças dos automóveis BMW fabricados em Araquari vêm de outras unidades da companhia no exterior. Outra parte é fornecida por fabricantes já instalados em Santa Catarina, como é o caso daLear Corporation, multinacional norte-americana que fabrica os bancos automotivos. A empresa instalou uma unidade especialmente para atender à BMW no Perini Business Park, em Joinville.
De acordo com técnicos da BMW, o sistema adotado nas linhas de produção é o conhecido como “espinha de peixe”, no qual as peças são colocadas ao longo da linha, conforme a fase em que são acrescentadas ao veículo, reduzindo tempo e esforço de deslocamento. Há pré-montagem, montagem, acabamento e estações de testes.
No início da linha de montagem, o número do chassi é gravado na carroceria e as portas são retiradas para facilitar a inclusão das peças no interior do veículo. Uma das estações de trabalho mais importantes é a chamada ‘casamento’, na qual ocorre a fixação (casamento) do trem de força à carroceria do veículo. Depois vêm os pneus e o veículo é colocado pela primeira vez ao chão. Também são incluídos os dispositivos eletrônicos, ar condicionado e outras peças.
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Com o fim da montagem, começa a fase de testes, dividida em três etapas, alinhamento das rodas, testes de rodagem (utilização de rolos para testar diferente funções do veículo) e o teste de frenagem.
Após essas etapas, o carro é submetido a testes de pista. A pista de testes da fábrica Araquari possui 1,5 km de extensão e simula condições reais de condução. Finalmente, realiza-se simulação de intempéries, como a ocorrência de chuva, e é feito o acabamento final.