A qualidade de um BMW não depende unicamente da montadora alemã. Uma gama de empresas pouco conhecidas do grande público fornece produtos de ponta e contribui para dar a forma e a fama aos carros. A reportagem de ‘AN’ visitou uma delas, a Lear Corporation, que disputa a liderança mundial na fabricação de bancos automotivos.
Continua depois da publicidade
A companhia, com sede nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 1995 e mantém um escritório em São Paulo e fábricas em cidades do Sudeste e do Nordeste. E tem entre seus clientes ninguém menos do que a Ferrari.
– Fornecemos para todas as montadoras e temos que estar próximos de cada uma – explica o gerente Rodrigo Yamamoto.
Foi assim que a empresa aterrisou em Joinville. A unidade, instalada em fevereiro deste ano, atenderá exclusivamente à BMW. Yamamoto é o responsável pela planta localizada dentro do Perini Business Park, no Distrito Industrial de Joinville. Ele diz que os bancos produzidos na cidade apresentam o mais alto padrão da América do Sul.
Continua depois da publicidade
Seja de vinil ou de couro, não é para qualquer um. Bolsas de ar ao longo das laterais do encosto podem ser acionadas por botão e vão ajustar-se ao corpo, garantindo estabilidade ao motorista em situações de alta velocidade.
Os ajustes de altura, inclinação e deslize para frente e para trás do assento são controlados eletronicamente e possuem duas opções de memória. Bancos elétricos são uma exigência da BMW e o projeto sob medida foi feito pela Lear.
– A BMW compra qualidade – explicam os técnicos da multinacional norte-americana.
No parque fabril, muita luz e pouco ruído
O parque fabril da Lear Corporation caracteriza-se pelo baixo nível de ruído, claridade e limpeza. São 54 funcionários, 18 deles na manufatura. Logo de início, a empresa sofreu com a alta rotatividade, mas conseguiu virar o jogo. Hoje, o quadro está completo e estável, fruto, segundo a companhia, da construção de um ambiente de trabalho concebido para ser agradável, incluindo a presença de sala de jogos.
Continua depois da publicidade
Um conjunto de bancos fica pronto a cada meia hora. Para alcançar este ritmo, a capacitação se estendeu de abril a julho. O operador não se distancia do posto. Existem estruturas de suporte para deslocar as peças dentro da fábrica.
Os profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer função. Cada um é seu próprio auditor de qualidade e dono da caixa de ferramentas de uso individual. São cuidados como estes que geram os resultados que credenciam os produtos Lear a estar dentro de um BMW.