O pontapé para a produção dos veículos já foi dado em setembro, mas a solenidade oficial de inauguração da fábrica da BMW em Araquari começou na manhã desta quinta-feira. A instalação da montadora representa um grande passo para a economia catarinense, que ganha em dinamismo e caminha para modificar a matriz produtiva.
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A BMW de Araquari terá capacidade para produzir até 32 mil carros por ano, a começar por modelos BMW Série 3, que é considerada a linha de veículos de luxo mais vendida no Brasil. O primeiro BMW Série 3 produzido no Brasil foi assinado pela equipe.
Em setembro de 2015 está prevista a finalização da obra, quando a unidade produtiva terá suas atividades de soldagem e pintura prontas em plena operação.
– Hoje marcamos o início de um novo momento para o BMW Group no Brasil, que consolida a grande expansão nacional que tivemos na última década e reforça a relevância do País nas estratégias do BMW Group em longo prazo. -, diz Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.
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O presidente ainda falou que tem grandes expectativas em relação ao mercado brasileiro, que, segundo ele, cresceu nos últimos anos tem se mostrado cada vez mais receptivo aos produtos da montadora.
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A planta de 500 mil metros quadrados no km 65 da BR-101 tem o investimento de R$ 600 milhões é vista como polo de atração de novos negócios na região. Alguns impactos econômicos da instalação da fábrica já são mensuráveis. Se em 2012, Santa Catarina praticamente não registrava a chegada de automóveis, de janeiro a setembro deste ano importou US$ 350 milhões em carros.
Um aumento de 1.190% em comparação com o mesmo período de 2013. O item já ocupa o segundo lugar entre os produtos mais importados no Estado. A entrada dos automóveis da montadora por Santa Catarina, que deixa impostos no Estado, foi um dos pontos do acordo firmado com o governo estadual para a instalação da fábrica. Eles devem desembarcar no Porto de Itapoá. Antes, os carros da marca chegavam pelo porto de Santos.
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Incremento no setor automotivo
Para Sílvio Cário, professor da UFSC e especialista em economia industrial, o setor automotivo torna a economia do Estado mais dinâmica, além de ser um gerador de emprego e renda. A indústria automobilística modifica ainda o foco da indústria de SC, atualmente centrada em baixo e médio conteúdo tecnológico. Porém, ele ressalta que, para que a fábrica realmente impulsione a economia local, é importante a instalação de fornecedores no Estado, como já vem ocorrendo:
– A mão de obra da BMW é muito automatizada e qualificada. São os fornecedores de primeira e segunda linha que irão representar o maior número de empregos.
Hugo Ferreira, diretor regional do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) acrescenta que a expectativa é que sejam incorporados mais produtos brasileiros, gerando oportunidades para empresas locais.
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