Itajaí recebe os Jasc pela quarta vez na história, a partir deste sábado. As competições seguem até o dia 25 de novembro e são grandes as chances dos donos da casa ficarem com o título geral do evento. Mas esse é só um dos motivos para você ficar ligado nos Jogos deste ano, que prometem muitas emoções. A seguir, o Sol Diário lista cinco razões que fazem a edição deste ano pra lá de especial para quem gosta de esportes – e pra quem não gosta também.
Continua depois da publicidade
1 – Cidade transformada e vocacionada
Os Jasc voltam a Itajaí 13 anos depois da última edição na cidade, em um momento de franco crescimento e com o esporte no centro das atenções. O município hoje é a segunda maior economia do Estado, atrás apenas de Joinville, e teve nas etapas da Volvo Ocean Race e da Regata Jacques Vabres grandes desafios esportivos – ambos superados com sucesso. Agora, a cidade pretende marcar também nos Jasc a vocação e a capacidade para organizar grandes eventos.
2 – Integração estadual
Durante 10 dias, Itajaí vai, querendo ou não, respirar esporte. De um dia para o outro a cidade vai ganhar milhares de “novos moradores” – só de atletas são mais de 4,6 mil. Além de movimentar as quadras, pistas e ginásios, eles vão fazer parte do cotidiano do município, interagindo com a população e permitindo uma troca de experiências única. É uma oportunidade também de reforçar a identidade do itajaiense por meio do esporte, apoiando e acompanhando o desempenho dos atletas locais.
Continua depois da publicidade
3 – Atletas de alto nível
Em 53 edições, os Jasc se caracterizam por ser um celeiro de grandes atletas. Nomes hoje consagrados no esporte nacional e internacional passaram pelos Jogos catarinenses, entre eles Tiago Splitter, Chico Lins, Ana Moser, Fernando Scherer, Eduardo Fischer, Márcio May, Márcia Narloch e Gustavo Kuerten. Neste ano, são grandes as chances do público conferir de perto em Itajaí esportistas que estarão nas Olimpíadas de 2016, disputadas no Rio de Janeiro.
4 – Legado esportivo e estrutural
Itajaí investiu forte nas duas principais frentes para brigar pelo título geral: obras e melhorias nos locais de competição, dando boas condições para os atletas e treinadores, e fortalecimento das modalidades, focando também na continuidade das atividades. O planejamento da cidade e o objetivo de manter uma proposta esportiva regular permitem que os Jasc deixem um legado dentro e fora das quadras, beneficiando direta ou indiretamente toda a população do município.
5 – Troféu a troféu
Brigando há dois anos para quebrar a hegemonia de Blumenau, Florianópolis e Joinville, únicos campeões gerais dos Jasc até agora, Itajaí nunca esteve tão perto de conseguir seu lugar ao sol. Sediando o evento (o que lhe garante o direito de participar de todas as modalidades) e contando com investimento forte há algum tempo, a cidade promete travar com Blumenau uma das disputas mais acirradas da história dos Jogos pelo topo da classificação.
::: Itajaí faz ajustes finais nos locais de competições dos Jasc 2014
::: Congresso Técnico define chaves das modalidades coletivas dos Jasc
::: Itajaí apresenta uniformes dos atletas para os Jasc 2014
::: Confira todas as notícias sobre os Jogos Abertos de SC
::: Obras para os Jasc em Itajaí entram na reta final
::: Itajaí entra na contagem regressiva para os Jogos Abertos